Trólebus só irão circular em trecho do corredor ABD entre Diadema e Morumbi no segundo semestre


A instalação da rede elétrica de trólebus em mais 11 km do corredor ABD (no trecho entre o terminal Piraporinha, em Diadema, e o terminal Jabaquara, na zona sul) já foi concluída, mas os passageiros só poderão viajar nos ônibus movidos a eletricidade a partir do segundo semestre deste ano. A via exclusiva de trólebus, que passa pelas cidades do ABC e pelas zonas leste e sul da capital paulista, é a aposta do Governo e da Prefeitura de São Paulo para reforçar o transporte público com energia limpa na região metropolitana.

Em entrevista , o presidente da EMTU (Empresa Paulista de Trens Metropolitanos), Joaquim Lopes da Silva Junior, contou que a conclusão dos trabalhos deve demorar cerca de 90 dias porque a energia que irá abastecer o novo trecho ainda precisa ser ligada e, em seguida, será necessário realizar testes.

A energização da rede deverá ser feita pela AES Eletropaulo. Após a conclusão do serviço, a responsabilidade da manutenção do corredor será transferida, até dezembro, para a SPTrans (empresa de transportes de São Paulo).

Em nota, a AES Eletropaulo informou que “está em negociação com a EMTU para a prestação dos serviços”.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

De acordo com Fernando Villela, da MPO (responsável pela instalação da rede elétrica no trecho entre os terminais Piraporinha e Jabaquara), as obras na via começaram em novembro de 2010. Os trabalhos, segundo ele, sofreram atrasos porque foi preciso adaptar o sistema de cabos à estrutura física do corredor.

Além do trecho Piraporinha-Jabaquara, a EMTU informou que também “está sendo finalizado o edital de contratação da obra de repotencialização da rede aérea eletrificada já existente nos 22 km” do corredor entres os terminais São Mateus e Piraporinha. Já a eletrificação do percurso entre o terminal Diadema e o bairro do Morumbi, na zona sul da capital paulista, depende de estudos que estão em andamento. Ainda não há prazo para a instalação dos equipamentos que conduzirão os trólebus nesses 12 km de extensão, que foram inaugurados em julho de 2010.

Fonte: R7