Cumprindo um mandado de busca e apreensão, policiais federais apreenderam na manhã de segunda-feira (03), em guia da cidade Rio Claro, mais de 1.600 frascos fechados contendo cápsulas de suplemento alimentar identificado como H57 Hoodia, de origem sul-africana. De acordo com as autoridades, o medicamento seria indicado para quem quer emagrecer.
A subseção Judiciária da Justiça Federal já vinha investigando o caso e apura uma suposta remessa ilegal, por via postal, de medicamentos de procedência estrangeira. Todo o material foi apreendido e agora seguirá para exame pericial, para se determinar a natureza bem como as características do produto.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será comunicada da apreensão, para que possa prestar informações pertinentes a eventual existência ou necessidade de registro desse produto naquele órgão.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, de acordo com o resultado verificado no laudo pericial e com informações da Anvisa, o acusado poderá ser indiciado por crime de contrabando (artigo 334 do Código Penal), que prevê pena de até quatro anos de reclusão por importação de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.
Fonte: Jornal Cidade