Hoje em dia a gente fala muito sobre a importância de uma alimentação saudável. Mas é difícil conseguir manter o equilíbrio na hora da fome.
Controlar a alimentação pode ser mais fácil com o auxilia de uma nutricionista. Em São José dos Campos, quem precisa de atendimento, conta com essa opção de atendimento de graça.
Quando a fome bate é difícil não atacar uma das delícias sempre a mostra nas lanchonetes. Em uma universidade da cidade de São José dos Campos não é diferente.
“É difícil resistir a essas coisas”, conta uma estudante.
“Mas é melhor que fritura. A gente está comendo um assadinho, é melhor, está mais bonito”, completa outra estudante.
“A sobremesa vem depois. A gente tem aqui também o bolo que é de cenoura com cobertura de chocolate. Que isso aqui não pode faltar. O doce não pode faltar depois do salgado”, diz uma estudante.
“É mais prático chegar aqui e comprar o salgado do que levantar mais cedo, preparar um lanche natural, preparar uma fruta. É bem mais prática pra gente”, explica outra estudante.
Em uma versão mais light do lanche da manhã encontramos poucos estudantes que tentam ser adeptos de uma alimentação mais saudável.
“Eu já penso antes pra não comprar muitas coisas aqui, coisa de fritura. Prefiro trazer uma bolachinha, uma fruta. É mais saudável”, explica a estudante Mariane Cecília dos Reis.
“Antes era refrigerante e salgadinho, mas hoje em dia eu sempre costumo trazer uma fruta na hora do intervalo”, explica a estudante Fabíola de Oliveira.
Na cantina da universidade a gente percebeu que o que é certo e errado comer todo mundo sabe. As desculpas de sempre para os abusos: Falta de tempo e falta de rotina. Mas então como montar um cardápio personalizado?
É aí que entra o trabalho dos nutricionistas. Uma equipe de professores e alunos do curso de nutrição da Univap atende de graça a população.
“Na primeira consulta a gente faz uma avaliação nutricional, onde a gente vai avaliar o hábito alimentar do indivíduo, da pessoa que a gente está atendendo. Depois disso a gente vai fazer um diagnóstico nutricional e fazer um planejamento alimentar. Esse planejamento alimentar é uma dieta, que ela é calculada pelo aluno e revisada pelo professor”, diz a professora de nutrição Marlene Scheid.
Geraldo tem 76 anos e teve problemas de saúde. Por causa disso, precisou mudar os hábitos alimentares. As dicas, que ele levou a sério, hoje trazem mais disposição.
“Eu já não tenho mais pressão alta, estou no peso ideal. Está jóia, agora é só seguir a alimentação conforme está sendo orientado aqui”, conta o aposentado Geraldo Ramos Silva.
Mas essa mudança de rotina não é fácil, é preciso ter força de vontade.
“É muito difícil viu. Mas pelo bem da gente a gente tem que falar o não”, explica Geraldo.
Os interessados em receber o atendimento com nutricionista, de graça, podem procurar a Univap do Urbanova, em São José dos Campos. O atendimento é de segunda a quinta, das oito da manhã ao meio dia. E não tem limite de idade. O telefone para fazer o agendamento é o 3947-1086.
Fonte: VNews