Salto: Arjowiggins comemora o Dia das Crianças com teatro


A Arjowiggins comemora o Dia das Crianças trazendo para a comunidade da cidade Salto, cidade onde está a sua fábrica no Brasil, o projeto “Somos crianças e temos direitos!” desenvolvido pela Komedi Projetos.

A peça de teatro, que leva o nome do projeto, será encenada pelo grupo Trupe Trotte de Campinas e atingirá cerca de três mil saltenses em 12 apresentações para alunos das escolas estaduais e mais quatro apresentações gratuitas nos bairros para que as crianças tragam sua família para um programa cultural e educacional, ampliando o acesso ao projeto.

O projeto, desenvolvido pela Komedi, aborda os dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Por meio das artes cênicas, o tema entra no mundo real das crianças, facilitando o entendimento da mensagem e despertando o encanto pelo teatro, além de ressaltar as informações relevantes da Declaração para a vida de cada uma delas.

A Arjowiggins escolheu este projeto por considerar importante a conscientização de adultos e da própria criança sobre os seus direitos declarados na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas) em 20 de novembro de 1989, ratificada por 193 países, inclusive o Brasil. E, desta forma, contribuir para a formação de uma sociedade melhor.


O projeto “Somos crianças e temos direitos!” será realizado com o patrocínio da Arjowiggins, apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura da Estância Turística de Salto e Programa de Ação Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e realizado pela Komedi Projetos.

A peça

A história gira em torno de Pedrinho, Aninha e sua mamãe.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

As crianças contam à sua mãe que ganharam na escola um livro que fala sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Nele, aprendem o que é nacionalidade e quais os cuidados que toda criança deve receber desde o momento do seu nascimento, como o registro de seu nome e a vacinação que garante a sua saúde.


Na peça, Pedrinho e Aninha vão tratar dos direitos que as crianças têm: à qualidade de vida; à acessibilidade para os deficientes; ao tratamento com igualdade sem distinção de cor, religião ou nacionalidade; à educação, moradia, alimentação e  lazer; à ser protegida do abandono e da exploração; entre outros.

Todos os 10 princípios dos direitos universais são citados nesta peça.

A Trupe Trotte

A Trupe Trotte de teatro e circo foi criada no ano de 1997, no município de Campina Grande, estado da Paraíba.

Eles acreditam que todo artista tem de ir onde o povo está e, por  isso, atuam  adotando  uma linguagem popular e  levam seus espetáculos para praças, ruas, bosques e escolas.

Fonte: Prefeitura de Salto


One Response

  1. Evelin natalia monteiro de moura 11 de outubro de 2011