Rio Claro terá uma unidade da Fatec em 2013 ‎


O Centro Paula Souza fará mais um investimento na área de educação na cidade Rio Claro. Depois do anúncio  do investimento de R$ 8 milhões na reforma do prédio da Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes, para onde será transferido a Etec (Escola Técnica Estadual) “Profº. Armando Bayeux da Silva”, o município irá ganhar uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia).

O anúncio foi feito nessa quarta-feira (24) pelo prefeito Du Altimari (PMDB) e pelo deputado estadual Aldo Demarchi (DEM). Ambos receberam a confirmação do Governo do Estado e da direção do Centro Paula Souza na terça-feira (23).

A Fatec será instalada no prédio da Rua 11 onde antes funcionava o IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no Alto do Santana. Como o imóvel foi passado para o município, este irá devolvê-lo para a Unesp que, por sua vez, irá transferi-lo para o Centro Paula Souza para a instalação da faculdade após análise da planta e verificação da viabilidade técnica do prédio. A expectativa é que a Fatec comece a funcionar no início de 2013 com três cursos que serão definidos com base na demanda da cidade.

Para Demarchi, Rio Claro enfrenta hoje uma realidade similar a da década de 1960, quando foram instaladas as primeiras indústrias automobilísticas. Na época, o País carecia de mão de obra especializada. Hoje, não é diferente. Emprego tem, mas falta mão de obra especializada. O deputado avalia que com a Fatec quem sai do Bayeux não precisará mais sair da cidade para continuar os estudos.


O deputado disse ainda que o município precisa pleitear não somente obras, mas também aproveitar os programas existentes no governo e trazê-los para Rio Claro.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O prefeito Du Altimari, em sua fala, relembrou o processo de transferência do Bayeux para o Chanceler que culminou no investimento de R$ 8 milhões na reforma do prédio. Com as novas instalações, a Etec irá ampliar o número de cursos oferecidos, inclusive com a criação de um curso de química voltado para plástico e borracha para atender a demanda industrial da cidade.

Altimari disse que o processo ficou um tempo parado porque o Centro Paula Souza queria instalar a Fatec no Chanceler. Porém, ele sugeriu o prédio da Unesp que hoje está parcialmente ocupado pela prefeitura. O prefeito ressalta que atrás do prédio há um terreno que permite futuras ampliações da Fatec caso haja necessidade.

Altimari agradeceu o governador Geraldo Alckmin (PSDB) que contemplou Rio Claro com uma Fatec e prometeu dispender o esforço necessário para tornar a Fatec uma realidade em Rio Claro.


Fonte: JC Rio Claro