Rio Claro tem 648 casos de lesão por acidente de trânsito em cinco meses


Um levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revelou que de janeiro a maio deste ano Rio Claro (SP) tem mais casos de lesão corporal culposa por acidentes de trânsito do que o total registrado por Araraquara e São Carlos. Só neste ano, foram 648 ocorrências no município. O número é 66,1% maior que o total registrado em Araraquara (131) e São Carlos (89). Para os especialistas em trânsito, os altos índices de Rio Claro são resultado do descuido dos motoristas e do excesso de confiança, como atender o celular enquanto dirige.

Também é comum ver motoristas dirigir sem o cinto de segurança e ultrapassar o semáforo vermelho. Situações que os moradores não aprovam. “É tudo meio bagunçado, cada um por si. Moto, carro e caminhão, ninguém respeita ninguém, principalmente aqui nas vicinais que saem sentido Ajapi e Ferraz”, contou o minerador Jesus da Silva.

Para Jefferson Botoni, instrutor de autoescola, a falta de sinalização faz os problemas se agravarem. “Eles não respeitam a parada obrigatória, vaga para deficiente, ultrapassam e não ligam a seta”, disse.

A estudante Suzellen Caires e o técnico em informática Samuel Romero foram vítimas de um motorista imprudente. “O carro estava parado, ele quis fazer uma conversão proibida e não tinha dado seta. Ali tinha duas sinalizações, que era proibido virar para a esquerda e também fazer a conversão. Quando eu estava ultrapassando ele entrou na minha frente e eu bati bem na quina do carro dele”, contou Romero.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O casal não se feriu gravemente, mas o acidente deixou sequelas. “Passei dois meses sentindo muita dor na perna, foi complicado. Samuel teve um problema e precisou chamar uma psicóloga. Ele não conseguia dormir porque ficava lembrando do acidente”, relatou Suzellen.

Frota
Segundo o capitão da Polícia Militar Cleotheos Sabino, a fiscalização e o serviço de campanhas educativas são suficientes, mas o problema está no número da frota de veículos em Rio Claro.

“São 300 veículos apreendidos e mais de 1,3 mil multas por mês, o que mostra que a PM faz uma fiscalização efetiva com objetivo de conscientizar o motorista das diversas infrações que ele pode cometer, que se ele não cometesse, poderia evitar vários acidentes”, afirmou o capitão.

Fonte: G1