O setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro aponta um total de 71 casos de dengue ocorridos no município. Sete casos são importados.
O Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde atua de diferentes formas para conscientizar a população e eliminar o mosquito da dengue. Os agentes de saúde fazem visitas às residências e orientam a população sobre a doença, além de procurar e eliminar possíveis criadouros. O trabalho acontece inclusive nos finais de semana, na tentativa de encontrar os moradores que estiveram ausentes durante a semana, quando ocorrem as visitas de rotina. São feitos mutirões, tratamento de pontos estratégicos e vistorias de imóveis com grande circulação de pessoas e materiais que possam acumular água. Já o Departamento de Informação, Educação e Comunicação realiza palestras, distribuição de folhetos e cartazes informativos por toda a comunidade.
Há também integração das secretarias municipais para atividades conjuntas e apoio das imobiliárias para vistorias em imóveis desocupados. O CCZ ressalta que é importante que a sociedade esteja consciente.
Fonte: JC Rio Claro