Pela segunda vez consecutiva o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo que seria encerrada no dia 1º de julho. Sem atingir a meta de imunização, a campanha foi prorrogada para o dia 8 e agora para o dia 22, na sexta-feira.
Levantamento feito pela secretaria aponta que até o momento três milhões de crianças foram vacinadas, o que representa 89,91% do público-alvo da campanha (crianças de 1 a 7 anos). Ainda faltam aplicar 170 mil doses da vacina tríplice viral para completar a meta de vacinação de 95%.
A secretaria explica que as menores coberturas vacinais estão nas faixas etárias de 1, 5 e 6 anos. Esses grupos tiveram cobertura de 87,61%, 79,61% e 67,42%, respectivamente. Dentre as crianças de 2 a 4 anos, a meta de imunização já foi atingida, mas quem não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde.
Em guia da cidade Rio Claro, segundo informações da Fundação Municipal de Saúde, a campanha de vacinação contra o sarampo já foi encerrada. O município superou a meta de vacinação estabelecida e conseguiu imunizar 98,5%. A autarquia explica que a prorrogação indicada pelo Governo do Estado vale para os municípios que ainda não conseguiram atingir a meta da campanha.
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (19) que dos oito estados que participam da primeira etapa da campanha, apenas Minas Gerais conseguiu atingir a meta. Os demais estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco) ainda precisam intensificar a campanha. A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo será realizada de 13 de agosto a 16 de setembro no restante do País. O sarampo é uma doença contagiosa e os sintomas são febre, tosse seca, manchas avermelhadas na pele, coriza e conjuntivite. A vacina é o meio de prevenção mais eficaz.
Fonte: JC Rio Claro