O Programa de Valorização da Experiência Profissional será lançado oficialmente na 4ª edição do projeto “Prefeitura no Bairro”, que acontecerá entre os dias 10 e 11 de maio, no Jardim Santa Cruz. O objetivo é cadastrar pessoas com idade a partir de 45 anos para futura inserção no mercado de trabalho.
Idealizado pela Prefeitura de Salto, por meio das secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e Ação Social e Cidadania, o programa conta com apoio do Conselho Municipal do Idoso que apresentou a necessidade do retorno desse perfil de profissional ao mercado.
Para preenchimento da ficha de cadastro é necessário levar CPTS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), Número do PIS (Programa de Integração Social) CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (identidade). Futuramente, além das próximas edições do “Prefeitura no Bairro”, o programa atenderá também no PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) na Rua José Revel, 270.
De acordo com a Secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Eliana Moreira, o cadastro visa levantar o número de pessoas residentes no município que gostariam de retornar ao mercado de trabalho e promover a intermediação de mão de obra com empresas, comércios e indústrias. “Se for necessário, ofereceremos cursos de capacitação com base na demanda, para reinserção desses profissionais nas empresas que manifestaram o desejo de empregá-las”, explica Eliana.
Segundo informações do Conselho Municipal do Idoso, o aumento pela procura de emprego por adultos com mais de 45 anos acompanha os interesses de empresários em recrutar profissionais adultos e idosos aposentados ou desempregados, principalmente nas áreas técnicas e de relacionamento com o cliente. De acordo com o Ministério do Trabalho, em 2012 houve um incremento de 70% de idosos no mercado de trabalho e as empresas estão buscando pessoas que tenham mais conhecimentos da vida e mais responsabilidades.
Já no município de Salto, das 16.312 pessoas que declararam estar na condição de não economicamente ativas, 37% são adultos maduros, com idade entre 45 a 59 anos, e 54% são idosos, com idade igual ou superior a 60 anos (IBGE, 2010). Por vários motivos, muitas destas pessoas desejam retornar ao mercado de trabalho, seja pela complementação de renda, por se manter “ativo”, por buscar mais aprendizados ou trocar experiências.
Empresas interessadas em disponibilizar suas vagas, podem cadastrá-las pelo telefone (11) 4602-8532 com Juliana Gomes.
Saúde na cidade de Salto
Estreia também na 4ª edição do “Prefeitura no Bairro” , o novo escovódromo portátil utilizado pelo Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde. O equipamento conta com seis pias e não necessita de rede de água e esgoto, pois possui reservatórios tanto para água limpa quanto para a água já utilizada.
Fonte: Prefeitura Salto