Neste domingo (30/10), o prefeito de São Paulo entregou mais 162 unidades habitacionais em Heliópolis, no bairro do Sacomã, Zona Sul de SP. Os apartamentos são os primeiros do Residencial Heliópolis I – Condomínio 2, que possui nove torres com quatro andares cada uma. Acompanhado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito conversou com a comunidade e entregou as chaves a quatro moradores.
“Esta entrega simboliza mais um avanço naquela que, com certeza, era a maior favela de São Paulo e agora está se transformando em um bairro urbanizado. Milhares de pessoas viviam em situação precária e hoje podem viver com dignidade. Para a Prefeitura, é uma alegria muito grande desenvolver esse trabalho. Governo municipal, estadual e federal estão juntos por uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito.
Projetados pelo arquiteto Ruy Ohtake, os prédios possuem 18 apartamentos, sendo dois no térreo adaptados para idosos e pessoas com deficiência. Cada unidade possui 50 m² e é composta por dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As famílias beneficiadas começaram a mudar para o local no início de outubro. “A parceria entre os governos é muito importante aqui em Heliópolis para promover a urbanização e o saneamento básico, além de escolas, unidades de saúde e áreas de lazer. Este projeto ficou muito bom, pois privilegia a circulação, a luminosidade e a ventilação natural”, afirmou Alckmin.
Os apartamentos possuem ainda gás encanado e aquecimento de água. A área de lazer conta com playground, miniquadra e um salão multiuso, que pode ser utilizado para festas e reuniões de condomínio. O Residencial Heliópolis I possui ainda outras 162 unidades habitacionais já em construção e com previsão de entrega para dezembro deste ano. Estes apartamentos farão parte do Condomínio 1. “Aqui atendemos a dignidade de moradia para todos e o acesso à cidade. Esse é o primeiro passo para que Heliópolis seja um novo bairro da Cidade de São Paulo”, saudou Ohtake.
Mais habitações em Heliópolis
Com 70 mil habitantes, Heliópolis está sendo urbanizada pela Prefeitura de São Paulo por meio do Programa de Urbanização de Favelas. Estão em construção 421 apartamentos no Comandante Taylor, projetados pelo escritório Piratininga Arquitetos Associados, com previsão de conclusão ainda para dezembro de 2011. Outras 152 unidades habitacionais devem começar a ser construídas no lote 6 do Condomínio Sabesp II, e estão em desapropriação mais 1.200 unidades na Gleba K1.
Obras de infraestrutura e eliminação de risco, melhoria da mobilidade urbana, implantação de sistema para tratamento de esgoto, ampliação de equipamentos culturais e de lazer também estão sendo feitas. Cerca de R$ 570 milhões serão investidos em Heliópolis até 2024. Há investimentos dos governos municipal, estadual e federal.
“Antes as pessoas diziam que moravam em São João Clímaco, agora elas dizem que moram em Heliópolis. Ou seja, Heliópolis virou um bairro muito importante”, disse a secretária municipal de Habitação em exercício.
Fonte: Prefeitura de São Paulo