A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai retomar o Programa de Saúde da Família (PSF). Em função disso, a administração deverá realizar um concurso (processo seletivo) nos próximos meses para contratar, inicialmente, 36 servidores que irão trabalhar nas seis equipes que serão formadas. A informação foi dada pela a secretária municipal da Saúde, (foto) Silmara do Carmo Pereira, na audiência pública para verificar a aplicação de recursos no setor no 2º trimestre deste ano, na quarta-feira, dia 10, na Câmara Municipal, no centro.
Ainda, de acordo com ela, o retorno do PSF abrangerá, primeiramente, o Jardim São Lázaro e o bairro da Cidade Kemel, na região da Vila Santa Margarida, mas, a meta será ampliar a cobertura a outros bairros o quanto antes. Num passado recente, o município chegou a contar com 19 equipes do programa. A medida bem-sucedida, ou seja, uma verdadeira referência na prevenção a saúde será desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde. “Queremos levar o PSF ao maior número possível de bairros, sobretudo, aos situados na periferia da cidade”, explica Silmara do Carmo.
Além disso, na audiência pública promovida pela a Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Turismo (CPESCLT), a secretária anunciou o reinício do atendimento odontológico feito no chamado odonto-móvel, isto é, num ônibus adaptado. Hoje, o veículo encontra-se em fase de conserto, porém, dentro de até dois meses os procedimentos deverão ser retomados. De um modo geral, Silmara do Carmo detalhou investimentos como, por exemplo, nas obras de construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Avenida Brasil, no centro, entre outras.
Além dela, de seus auxiliares diretos e do presidente da comissão, José Izidro Neto (PDT), a audiência pública reuniu ainda o presidente da Casa, Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, os vereadores (foto)Juracy Ferreira da Silva (PMDB), Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, Willians Santos (PPS), o Willians do Gás, Silas Faria de Souza (PDT), Antonio Carlos Alves Correia (PSB), o Tonho e Anália de Oliveira Schiavinati (PTB), a Dona Anália, entre outras, autoridades. O público também compareceu em bom número.
Fonte: Câmara de Ferraz de Vasconcelos