Os novos vereadores e prefeito de Franca (SP) serão empossados em cerimônia agendada para as 10h desta terça-feira (1º) na Câmara Municipal de Franca. A solenidade marca o início do mandato dos 15 legisladores e do novo chefe do Executivo, Alexandre Ferreira (PSDB), com seu vice, Fernando Baldochi (PMDB), eleitos em 2012.
Durante o encontro, será confirmada a composição da nova Mesa Diretora e do novo presidente da Câmara, cargo que poderá ser ocupado pelo vereador reeleito José Eurípedes Jépy Pereira (PSDB), segundo anteciparam parlamentares e Alexandre Ferreira, citando uma reunião de bastidores no final do ano passado.
O novo prefeito, que venceu a eleição municipal ao desbancar Graciela Ambrósio (PP) no segundo turno em outubro, ainda participará de uma cerimônia ao meio-dia no Teatro Municipal, onde o correligionário e prefeito de Franca até 2012, Sidnei Franco da Rocha, fará a transmissão do cargo a Ferreira. Além disso, serão anunciados os nomes que ocuparão o secretariado municipal pelos próximos quatro anos.
Os representantes do Legislativo e do Executivo foram diplomados em 14 de dezembro. Durante a cerimônia, Alexandre Ferreira, disse que tentará estreitar as relações com a Câmara Municipal de Franca e estimulará os vereadores a buscarem verbas para o município por meio de suas alianças políticas.
Novo prefeito
Com um discurso em defesa da continuidade dos projetos de Sidnei Franco da Rocha, Alexandre Ferreira foi eleito no segundo turno com 95.267 votos, o equivalente a 57,98% dos votos válidos. Sua oponente Graciela Ambrósio (PP) obteve 67.589 votos, correspondente a 42,32%.
Médico veterinário e professor universitário natural da Cidade de Ribeirão Preto (SP), Alexandre Ferreira, de 44 anos, é funcionário público há cerca de 20 anos em Franca e disputou o cargo do Executivo pela primeira vez. Antes de concorrer às eleições, foi secretário da Saúde e de Desenvolvimento na gestão do atual prefeito Sidnei Rocha. É filiado ao PSDB desde 2011.
Câmara renovada
A composição da Câmara de Franca a partir de 2013 contará com 11 novos parlamentares. Dos 15 vereadores do mandato anterior, apenas quatro conseguiram reeleger-se: Jépy Pereira (PSDB), Pastor Otávio (PTB), Bahia (PTB) e Laercinho (PP). Dos eleitos, a vereadora que recebeu mais votos foi Valéria Marson (PSDB), com 5.604. O partido do prefeito, PSDB, é a legenda que terá o maior número de representantes, com quatro parlamentares.
Confira a composição da nova Câmara por partidos:
PSDB (4 eleitos)
Valeria Marson (PSDB): 5.604 votos
Adermis (PSDB): 3.437 votos
Donizete da Farmácia (PSDB): 3.126 votos
Dr. Jépy Pereira (PSDB): 2.637 votos
PTB (2 eleitos)
Pastor Otávio (PTB): 4.084 votos
Bahia (PTB): 3.581 votos
PPS (2 eleitos)
Marco Garcia (PPS): 3.209 votos
Zezinho Cabeleireiro (PPS): 3.057 votos
PP (2 eleitos)
Laercinho (PP): 2.392 votos
Claudinei da Rocha (PP): 2.272 votos
PSB (2 eleitos)
Vergara (PSB): 2.051 votos
Cordeiro (PSB): 1.636 votos
DEM (1 eleito)
Nirley de Souza (DEM): 3.925 votos
PMDB (1 eleito)
Delegado Radaeli (PMDB): 2.588 votos
PT (1 eleito)
Márcio do Flórida (PT): 2.313 votos
Fonte: G1