O roubo de veículos aumentou 24% no primeiro semestre de 2012, em São José dos Campos. É o que indica os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) neste mês.
Entre janeiro e julho de 2011, foram registrados 522 roubos de veículos em São José. No mesmo período desse ano, foram 648 casos, um aumento de 24,14%.
A região sul da cidade é a mais crítica. A elevação de roubos de veículos chegou a quase 46%. A região central está em segundo lugar com 10,03% de aumento. Já na zona norte as ocorrências subiram 9,10%. A oeste registrou 8,33% no acréscimo de veículos roubados e a região leste teve 4,48% de alta neste tipo de crime.
O delegado assistente da seccional de São José dos Campos, Antônio Álvaro Sá de Toledo, reconhece o aumento e diz que uma equipe especial está investigando os casos. “Tem sido alvo da maior atenção por parte da diretoria do Deinter e, particularmente, aqui da seccional de São José a repressão a essa modalidade de crime”, afirma.
O principal destino dos veículos é o desmanche de peças. “Procedendo à fiscalização intensa aos estabelecimentos e evidentemente também os clandestinos são alvos de investigação para que sejam identificados os proprietários e responsáveis. Uma vez feito isso, são responsáveis mediante a instauração de inquérito policial”, comenta Álvaro.
Outras explicações do delegado por esse aumento considerável de 24 % no número de roubos de veículos são que com as apreensões e prisões constantes, os bandidos acabam migrando do tráfico de drogas para esta modalidade de crime. Antônio disse ainda que muitos desses carros roubados são utilizados para a prática de roubos e logo após são abandonados.
O aposentado Carlos Alberto ficou sem o carro e está pensando em comprar o veículo de um amigo. Ele foi vítima de um assalto, em uma avenida do bairro Vale do Sol, zona sul de São José dos Campos.
Na ocasião, ele foi abordado por dois bandidos e teve que entregar o carro. Carlos fez o boletim de ocorrência, mas até agora o automóvel não foi recuperado. “O cara mostrou a arma, ergueu a jaqueta e pediu para eu descer”, conta a vítima.
Fonte: G1