O prefeito de São Paulo destacou a importância da união das esferas do poder público na cerimônia de entrega do Conjunto Residencial Vila Andrade, realizada neste último sábado (5/11), no Complexo Paraisópolis, Zona Sul da Capital. A obra, realizada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Secretaria Estadual de Habitação, faz parte do Programa de Urbanização do Complexo de Paraisópolis, que reúne esforços da Prefeitura, do Estado e do Governo Federal.
“Queria cumprimentar o governador Geraldo Alckmin por essa obra em guia do bairro Paraisópolis. São mais 56 unidades habitacionais, em meio a um universo muito grande de conjuntos que estão sendo construídos pela prefeitura, governo do Estado e governo federal. Essa é uma parceria muito importante que beneficia os moradores daqui, e que acontece não somente na área da Habitação, mas também da Saúde, Educação e de Infraestrutura”, disse o prefeito.
Alckmin concordou com o chefe do executivo municipal, destacando que “a situação de Paraisópolis melhorou. A urbanização e as novas moradias oferecem condições seguras às famílias, que antes estavam em áreas de risco”. Também estiveram no evento o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, o secretário municipal de Habitação e o presidente da CDHU, Antônio Carlos do Amaral Filho, entre outras autoridades.
Vila Andrade D
Com 43,68m² de área privativa, os 56 apartamentos do Conjunto Residencial Vila Andrade D têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha e área de serviço, revestimento em gesso nas paredes e teto, e esquadrias de alumínio.
No conjunto, há centro de apoio ao condomínio, portaria, estacionamento, além de medição individualizada e gás encanado. O investimento na construção deste empreendimento foi de R$ 4,1 milhões. Ao todo, a CDHU irá construir 1.416 moradias para apoiar o programa idealizado pela Prefeitura.
Complexo Paraisópolis
O Complexo Paraisópolis é a segunda maior comunidade do Município. Ele está inserido na região do Morumbi, com uma população de 60 mil moradores. O local se diferencia das demais favelas por ocupar 990.000 m² de área particular e estar muito bem localizada em relação ao mercado de trabalho, com acessibilidade privilegiada.
O Programa de Urbanização do Complexo visa integrar o assentamento à cidade formal através da regularização urbanística e fundiária, promovendo o acesso dos moradores locais à infraestrutura, à inclusão social e à melhoria das condições de habitabilidade, de saúde e ambientais dos núcleos Paraisópolis (Antonico, Centro-Brejo, Grotinho e Grotão), Jardim Colombo e Porto Seguro.
As operações em execução no Programa Paraisópolis caracterizam-se pela integração de entendimentos e parcerias entre Prefeitura, Sabesp, Eletropaulo e CDHU, que consistem em diversas ações em conjunto a serem desenvolvidas durante o processo de urbanização do complexo.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo