Paciente é suspeita de agredir enfermeira em São José dos Campos


Uma enfermeira foi agredida nesta quinta-feira em uma unidade de pronto atendimento do guia da cidade São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, durante o atendimento a uma paciente. A paciente tem 36 anos e, segundo o Sindicato dos Enfermeiros, bateu violentamente a cabeça da funcionária contra o chão. A vítima foi levada ao hospital desacordada. Em protesto, os médicos da unidade paralisaram as atividades.

– Foi dada a orientação pela enfermeira para que a paciente vomitasse no cesto de lixo. Quando ela virou de costas, a paciente pulou em cima dela, derrubou-a no chão e bateu várias vezes a cabeça dela no chão, deixando-a inconsciente, tendo que ser levada em estado grave ao Hospital Municipal – conta o diretor do sindicato, Adolfo Cembranelli.

Mas a razão da agressão não está clara ainda. A agressora vai ser ouvida na Delegacia da Mulher.

O secretário de saúde, Jorge Zarur, informou que a enfermeira já teve alta do hospital e condenou a paralisação dos profissionais.


– Os médicos e os enfermeiros se sentiram inseguros. Evidentemente que isso é uma situação pontual e eu discordo, não posso concordar com o fato de interromperem o atendimento.

Quem esperava pelo atendimento desaprovou a atitude dos médicos de suspender o trabalho.

– Fiquei nervosa, comecei simplesmente a gritar, porque eu queria uma médico que atendesse meu filho”, diz a dona de casa Luciana Paes.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Outra dona de casa também criticou a paralisação das atividades.


– Não havia necessidade de suspender o atendimento da população por conta da agressão a uma pessoa – dia Leila Souza.

Para o sindicato, a agressão não foi um caso isolado.

– Já aconteceu em outras unidades, de funcionários serem agredidos por pacientes. Nós já pedimos mais segurança – disse Cembranelli.

A suposta agressora vai ser ouvida na Delegacia da Mulher. Ainda não há informações sobre o motivo da agressão.

Fonte: O Globo