Um ônibus foi incendiado por volta das 23h30 desta segunda-feira (16), no bairro do Pinheirinho, cidade de São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
O fogo no coletivo foi ateado nas proximidades de uma área que pode passar por reintegração de posse nesta terça-feira (17). Há suspeitas de que o incêndio possa ter sido provocado pelos moradores. A PM da região, no entanto, não confirma.
O Pinheirinho está localizado em um terreno ocupado de forma ilegal, desde 2004, pela massa falida de uma empresa de Naji Nahas.
Cerca de cinco mil pessoas moram no bairro. Informações iniciais, ainda não confirmadas, dão conta de que policiais já estariam no bairro, para dar início ao processo de reintegração, prometida para acontecer nesta manhã.
Protestos na área
Um grupo de moradores de Pinheirinho fez uma manifestação na manhã de sexta-feira (13) contra a reintegração de posse do terreno.
Na mesma manhã, representantes do acampamento se reuniram com membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e com lideranças sindicais para tentar definir o futuro dos moradores da área. A liderança do movimento vem fazendo manifestações contra a retomada do imóvel, inclusive dentro do saguão da prefeitura. No dia anterior, outro protesto havia sido feito no bairro, segundo a prefeitura.
De acordo com o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), representantes de 18 sindicatos, além de movimentos sociais, partidos políticos e entidades estudantis participaram de um ato em solidariedade ao Pinheirinho que aconteceu na sexta-feira, em frente à ocupação. Cerca de 500 moradores estiveram na manifestação.
A ordem de reintegração de posse foi assinada pela juíza Márcia Loureiro, da 6ª. Vara Cível de São José dos Campos, em meio a negociações de acordo já iniciadas pelos governos federal, estadual e municipal.
O maior impasse entre as esferas do governo está nas mãos da prefeitura de São José dos Campos, que se recusa a inscrever a Ocupação no Programa Cidade Legal, o que seria o primeiro passo para a regularização da área.
Fonte: R7