Número de empreendedores em São José dos Campos aumentou em 2011 ‎


Cada vez mais pessoas estão se tornando empreendedoras. Só no ano passado em guia de São José dos Campos, foram abertas mais de cinco mil novas empresas, 600 a mais que em 2010.

E a boa notícia é que muita gente também tem conseguido sair da informalidade. Nos últimos três anos, 5500 profissionais conseguiram legalizar suas atividades. O sonho de Janaína era abrir o próprio negócio ligado à moda. Ela buscou informações pela internet, providenciou os documentos e já está trabalhando. Por enquanto, a loja é virtual, porque o investimento é menor. O estoque fica em um dos cômodos da casa. Janaína é uma microempreendedora individual. “A gente paga o imposto menor do que o microempreendedor ou do que os outros empreendedores. Isso facilita para quem está começando”.

Assim que começar a ter retorno do investimento, ela já pensa em ampliar os negócios. “A ideia depois é abrir uma loja física porque esse contato com o cliente é muito importante”.

Você também pode ser um microempreendedor individual, e o processo para isso é muito simples. Acontece de um dia para o outro. Basta ir até a prefeitura com CPF, carteira de identidade e IPTU do local onde pretende trabalhar. Ali é possível ter orientações de um contador sobre as possibilidades da atividade que quer abrir. “Ele preciso muito menos documentação, ele vai ter um CNPJ, portanto ele pode oferecer o seu serviço ou vender o seu produto para grandes empresas até o limite de faturamento de R$ 60 mil por mês, senão ele passa para outra categoria”, explica o secretário de desenvolvimento econômico, José de Mello Corrêa.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Já quem fatura mais de R$ 60 mil por ano até 360 mil passa a ser um microempresário. Nesse caso, o primeiro passo é procurar um contador particular, para abrir um CNPJ e fazer um contrato social. Também é preciso providenciar o habite-se do local de trabalho, vistoria do corpo de bombeiros e da vigilância sanitária. Em 2011, São José dos Campos foi uma cidade mais empreendedora. O número de empresas abertas foi quase 14% maior que em 2010.

Mas antes, de providenciar qualquer documento, é preciso dar passar no Sebrae. De acordo com o gerente do Sebrae, Emerson Morais, procurar orientação ali ajuda no planejamento da empresa e é fundamental para o sucesso dos negócios. “O plano é um passo a passo que vai ver a questão de marketing, vai fazer um planejamento financeiro que é muito importante, vai estudar o tipo de consumidor que vai atender, vai dar todos os parâmetro para ela posicionar o negócio dela no mercado”.

Fonte: VNews