Olímpia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º44’14” sul e a uma longitude 48º54’53” oeste, estando a uma altitude de 506 metros.
Tem população de 54.037 habitantes e área de 802.7 km² (IBGE/2017).
É conhecida popularmente como a “Capital Nacional do Folclore”, pelo Festival do Folclore, onde grupos de vários estados do país se reúnem para mostrar danças típicas de suas regiões, e por “Cidade Menina Moça”.
O município é formado pela sede e pelos distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos.
1857 – Joaquim Miguel dos Santos encontra nas margens de um ribeirão cheio de olhos d’água o local para viver com sua família. Ali ergue uma cruz e constrói sua morada, em terras que denominou Fazenda Olhos d’Água. Tempos depois, outras famílias, como Lima, Miranda, Brás, Medeiros, Clemêncio da Silva, Reis, Jesus e Campos, também se assentam.
1889 – Chega o engenheiro Robert John Reid, encarregado de demarcar as terras da Fazenda Olhos d’Água. O engenheiro convence os posseiros a doarem parte de suas glebas para a formação de um povoado. A primeira doação vem de Joaquim Miguel dos Santos. Outras se seguem, totalizando a área de 100 alqueires.
1903 – Em 2 de março é criado o patrimônio do povoado de São João Batista dos Olhos d’Água.
1905 – Inaugura-se, em 29 de junho, a primeira capela, que viria a ser destruída por um incêndio em 4 de agosto de 1910.
1906 – No dia 18 de dezembro, o povoado é elevado à categoria de distrito do município de Barretos e recebe o nome de Vila Olímpia, em homenagem a Maria Olímpia Rodrigues Vieira, afilhada do engenheiro Reid, nascida em 2 de Fevereiro de 1897.
1907 – É inaugurado o primeiro cinema, Cine São João, de Miguel Haidar e Guilherme Costa.
1910 – Cap. Narciso Bertolino funda a primeira escola do povoado. O primeiro grupo escolar viria em 1919 e o Anita Costa em 1940.
1914 – É inaugurado o cemitério São José e a estrada de ferro São Paulo-Goiás chega a Olímpia.
1918 – Surge o jornal A cidade de Olympia, de Fidelcino Pinheiro, tendo como editor Mário Vieira Marcondes (marido de Maria Olímpia), que viria se tornar o primeiro prefeito do município. No jornal atuava também Nino do Amaral, a quem se atribui a autoria do cognome “Cidade Menina-Moça”, dado a Olímpia.
1919 – Data da criação da Comarca de Olímpia, instalada em 10 de fevereiro do ano seguinte.
Olímpia SP O Que Fazer
É bem provável que você já tenha ouvido falar na cidade de Olímpia, localizada a 50 km de Ribeirão Preto, em São Paulo. De 2009 para cá ela tem estado cada vez mais em evidência no cenário nacional devido a um atrativo turístico especial: as águas termais. Embora a cidade tenha somente 50 mil habitantes, ela vem recebendo cerca de 3 milhões de visitantes por ano atraídos, principalmente, pelo Parque Aquático Thermas dos Laranjais.
Veja abaixo o que fazer em Olímpia SP.
PARQUE AQUÁTICO THERMAS DOS LARANJAIS
Não é por acaso que o Parque Aquático Thermas dos Laranjais é o 3º parque mais visitado do mundo e, em 2017, recebeu 2 milhões de pessoas. Para ter ideia da grandiosidade do local, são 300 mil m² de área, mais de 50 atrações distintas e piscinas abastecidas com as águas quentes do Aquífero Guarani (as temperaturas variam de 26ºC a 38ºC) e 32 lanchonetes e restaurantes.
Endereço: Avenida do Folclore, 1543.
Horário de funcionamento: segunda-feira, das 9h às 20h; terça-feira a domingo, das 8h às 20h.
MUSEU DE HISTÓRIA E FOLCLORE MARIA OLÍMPIA
Esse é considerado um dos museus mais completos do Brasil, pois o acervo contempla cerca de 3 mil peças. O item mais antigo fica na parte externa do local. Diz respeito a uma locomotiva (também conhecida como maria-fumaça), utilizada entre os anos 1940 a 1950 como meio de transporte entre Olímpia e as demais regiões do Brasil.
Endereço: Rua David de Oliveira, 89.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábado, das 9h às 14h.
MIRANTE PRAIA CLUBE
Teoricamente, Olímpia não tem praia, pois fica na região centro-oeste de São Paulo. Mas, o Mirante Praia Clube construiu uma praia artificial (com água salgada, inclusive), com direito a restaurante à beira da orla e um quiosque com drinks. Lá também tem quadras para prática de esportes de areia, salão de jogos e piscinas.
Endereço: Rodovia Vicinal Natal Breda, Km 7.
Horário de funcionamento: sábado e domingo, das 9h às 18h.
ORQUIDÁRIO AGUAPEY
O Orquidário Aguapey é tão envolvente que encanta mesmo quem não tem o hábito de contemplar a natureza. Lá os visitantes podem observar o processo de produção de várias espécies de orquídeas, ter acesso a um jardim de ervas e a um mini bosque com árvores nativas. No local também tem peças do artesanato de Olímpia disponíveis para compra.
Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h.
Endereço: Rua Bruno Riscali, 91.
GRUTA DO ÍNDIO
Para quem gosta de turismo ecológico, o passeio até à Gruta do Índio é uma boa pedida. Ela fica dentro da Fazenda Floresta. Para chegar até lá é preciso percorrer uma trilha de 2 km rodeada de árvores com centenas de anos, várias espécies de pássaros, animais silvestres e cachoeiras. Não há guia turístico no local, portanto, é bem importante ficar atento ao caminho percorrido.
Horário de funcionamento: 8h às 19h.
Endereço: Rodovia Natal Breda, Km 8,5.
H2A BAR & BOLICHE
Aproveitar a vida noturna das cidades costuma estar no roteiro dos viajantes, por isso o H2A Bar & Boliche precisa estar na lista sobre o que fazer em Olímpia. É lá que moradores e turistas se reúnem à noite para aproveitar um bar que concentra diversos tipos de jogos – boliche, Play 3 e 4, Xbox 360 com kinect, fliperamas, basquete, bilhar, pebolim e tamancobol. O H2A Bar & Boliche também serve lanches, pizzas e comida de boteco.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, a partir das 18h.
Endereço: Avenida Aurora Forti Neves, 188.
IGREJAS
Um dos pontos turísticos clássicos de todas as cidades são as igrejas, em Olímpia não é diferente. Lá existem duas igrejas matrizes: Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida e Igreja Matriz de São João Batista, ambas com arquitetura arrojada e moderna. A Igreja Matriz de São João Batista tem uma curiosidade a parte: o vão livre interno é considerado um dos maiores do país.
Olímpia SP Hot Beach
Milhares de turistas escolhem Olímpia como destino para se divertirem com a família e amigos. A cidade recebe mais de 2 milhões de pessoas por ano.
O grupo observou as famílias com crianças, adolescentes, jovens e melhor idade e percebeu a necessidade de um novo parque aquático, que pudesse oferecer mais espaço e conforto, excelência na qualidade dos serviços e segurança com padrão internacional.
Nasceu a concepção de “Proposta Completa” de parque aquático com acomodações hoteleiras, nasceu “HOT BEACH OLÍMPIA”, que chegou em 2017, e com ele uma rede de resorts de excelência em serviço.
Olímpia SP Turismo
Em 3 de julho de 2014 foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o projeto de lei que transforma Olímpia em Estância Turística. Como Estância Turística, Olímpia passa a ser beneficiada pelo repasse de verbas do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas.
Cuja principal finalidade é o desenvolvimento de infraestrutura da cidade, a fim de melhor atender olimpienses e turistas. Na cidade está localizado os parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Hot Beach.
Olímpia SP Fotos
Outras informações
- Mais informações: Guia de Olímpia
Tudo sobre o município e História
Mapa de localização
