Uma estação de tratamento de resíduos de couro está incomodando moradores do Parque das Esmeraldas, no Distrito Industrial de Franca devido ao mau cheiro que está causando, além do incomodo, doenças respiratórias em pessoas que vivem próximo ao local.
Segundo o gerente regional da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Francisco Roberto Setti, o local, que funciona há 25 anos administrado pela Associação dos Manufaturadores de Couros e Afins (AMCOA) foi multado em R$ 36 mil em março, após um laudo constatar que uma das lagoas participantes do processo de tratamento está sobrecarregada. A associação ainda pode recorrer da decisão.
A moradora Eliene Miranda Carvalho acredita que seus problemas respiratórios são agravados com o mau cheiro do curtume. “Tenho sinusite e minhas crianças também, preciso que resolvam o problema”, disse.
De acordo com Setti, atualmente Franca possui quatro curtumes, 14 unidades de recurtição e quatro lagoas de tratamento localizadas às margens da Rodovia Fábio Talarico e a aplicação da multa aconteceu porque a associação já tinha recebido outras advertências.
Ainda segundo o gerente regional da Cetesb, a companhia tenta chegar a um acordo com a AMCOA para que a associação resolva as irregularidades sem haver a necessidade de interditar a lagoa.
Outro lado
Nenhum representante da AMCOA foi encontrado para comentar o assunto desde a semana passada. De acordo com o gerente regional da Cetesb, a associação afirmou que vai providenciar a revisão das estações de tratamento para reduzir o mau cheiro.
Fonte: G1