Mais de 10 mil idosos, 858 gestantes e 1100 crianças de seis meses a dois anos ainda não se imunizaram contra a gripe na cidade de Rio Claro (SP). A vacina continua a ser ministrada em todos os postos de saúde na cidade Rio Claro até o dia 29 deste mês. A Vigilância Epidemiológica registrou na quinta-feira (23) o primeiro caso nos últimos dois anos de gripe causada pelo vírus Influenza H1N1, conhecido como gripe A, o que aumentou a preocupação pelo fato de muitas pessoas de grupos considerados de risco ainda terem sido imunizadas.
A confirmação desse caso prova que vírus está em circulação. Segundo a médica infectologista Suzi Bert, quando um caso é registrado é sinal de que o vírus pode estar circulando em centenas de pessoas. “Comprova também que a doença pode ser grave, já que a pessoa que foi infectada na cidade está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, disse.
Os grupos com indicação da vacina são crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer idade gestacional, trabalhadores de saúde, doentes crônicos que apresentam problemas renais, hepáticos, respiratórios, cardíacos, neurológicos, portadores de diabetes, transplantados, obesos grau três e imunossupressão por doença ou medicamento.
Suzi afirmou que a vacina é encontrada em todos os postos, e a maior preocupação é com os idosos, pois apenas pouco mais de 50% desse grupo foi vacinado. “Infelizmente, por questão de crendice, por achar que a vacina faz mal, as pessoas deixam de se vacinar. A vacina é segura e não faz mal, então faço um apelo, para que os familiares dos idosos insistam para que eles procurem os postos de saúde para tomar a vacina”, ressaltou.
Cuidados
Para se evitar a transmissão, um dos cuidas é lavar as mãos com frequência. A médica infectologista explica que a pessoa com alguma virose respiratória precisa ter a ‘etiqueta da tosse’. “Quando for tossir ou espirrar, cobrir a boca com um lenço ou mesmo com as mãos. E evitar ambientes aglomerados, pois quanto mais pessoas ela tiver contato, mais ela vai transmitir”, disse Suzi.
“Se você não que pegar uma doença, também precisa ter cuidados de higiene, da mesma forma evitar ambientes com muitas pessoas, lavar frequentemente as mãos, pois os objetos podem muitas vezes estar contaminados”, orientou Suzi.
Fonte: G1