Após passar por sete cidades (guia Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, guia Várzea Paulista, Itupeva e Joanópolis), ao longo de nove dias de peregrinação, a imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou a Atibaia por volta do meio-dia de quinta-feira, dia 5 de janeiro, e abriu a programação do 5º Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas.
A chegada da imagem da “Mãe Divina” ocorreu na Igreja do Rosário, onde ela foi recebida pelo prefeito Dr. Denig. No local, o vice-prefeito, Prof. Ricardo dos Santos Antonio, o prefeito de Joanópolis, João Carlos da Silva Torres, vereadores, secretários municipais, o Monsenhor Giovanni Barrese, entre outros representantes da Igreja e demais autoridades, além de dezenas de devotos, recepcionaram emocionados a imagem, participaram da celebração de um terço e receberam as bênçãos por meio do padre de Joanópolis, Edson Gomes da Silva.
“A reunião de tantos fieis é uma demonstração de fé e respeito às tradições religiosas. A chegada da Santa a Atibaia, que marca a abertura do Revelando, é sempre um momento emocionante”, disse o prefeito Dr. Denig.
Em seguida, a imagem seguiu com o prefeito até o Parque Edmundo Zanoni, local de realização do Revelando São Paulo, onde foi colocada em um santuário preparado especialmente para a festa.
No sábado (7), a imagem seguiu para o município de Bom Jesus dos Perdões, onde ficou até domingo (8), quando ela retornou para Atibaia com o cortejo dos carros de boi. Ainda no domingo, às 18h, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida se despediu do povo de Atibaia e retornou para o santuário de Aparecida.
Festival de Cultura Paulista Tradicional
Marcado pela religiosidade e pela preservação das tradições culturais, o Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas acontece pelo quinto ano consecutivo em Atibaia. Nesta edição, aproximadamente 80 municípios estão reunidos para oferecer aos visitantes uma amostra do artesanato, da culinária e da cultura tradicional do Estado de São Paulo.
Durante todos os dias do evento – que aconteceu até domingo (8) –, o público pode conhecer 30 espaços de culinária com as receitas e pratos típicos da gastronomia de diferentes municípios do interior paulista. Produtos do artesanato característicos desses locais também estão distribuídos em 50 estandes, em dois pavilhões. Mais de cem grupos promoveram atrações culturais no festival, como apresentações folclóricas, artísticas e musicais. Além disso, o evento contou com o Rancho Tropeiro, o Festival da Amizade, espaço indígena, cortejos pelas ruas da cidade e corrida de cavalhada.
A realização do evento foi do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Abaçai Cultura e Arte), em parceria com a Prefeitura de Atibaia.
Fonte: Portal de Atibaia