Mairiporã realizou sua Primeira Conferência sobre o Meio Ambiente


De 28 a 30 de junho, no auditório Fábio Taneno, do Centro Educacional Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira, foi realizada a 1ª. Conferência Municipal de Meio Ambiente – CMMA como parte do esforço de incentivar a participação da sociedade na elaboração de diretrizes ambientais, especialmente para o desenvolvimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Com palestras, oficinas e mesas de debates, as atividades foram divididas em torno de quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração e trabalho, emprego e renda; e educação ambiental, alcançando os objetivos propostos.

“É hora da classe política deste País refletir. A população clama por eficiência e eficácia. Em Mairiporã existe uma sobreposição de restrições ambientais. É um município mal resolvido na questão ambiental. É preciso acabar esse duplo prejuízo, por isso o nosso pedido de relevância e celeridade nas questões ambientais. Estamos clamando pela solução desse problema, fundamental para esta cidade e estratégica para o Estado”, disse o prefeito Dr. Márcio Pampuri.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Os resultados obtidos na Conferência, segundo o secretário de Meio Ambiente, Antônio Pinho – Tuna, servirão de mecanismo para o fortalecimento da participação social, criação de novas leis e decretos municipais, promoção de eventos, além da criação de programas e projetos socioambientais.

Também estimulará o fortalecimento do Poder Público, o setor privado, a sociedade civil organizada, as cooperativas de catadores e os cidadãos em geral, para o esforço no sentido de reduzir a geração dos resíduos sólidos e minimizar o aquecimento global.

PRESENTES – Participaram do evento pessoas físicas e jurídicas e representantes da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, como: o presidente da Câmara Municipal, Éssio Minozzi Júnior, o deputado estadual Beto Trícoli, o vice-presidente da Câmara Municipal de Nazaré Paulista, João Pan; os secretários Antônio Carlos Nery Pinho (Meio Ambiente), Lúcia Naf (Assistência Social), Dayvid Alves (Esportes), José Ailton Silva (subprefeitura de Terra Preta), Ticiane Costa D’Aloia (Obras, Serviços e Transportes), Anderson Mendonça (Administração), Cleriston Pereira do Valle (Relações Institucionais), Rogério Matias (Educação); os vereadores municipais Nil, Aladim, Dr, Osvaldo Loureiro, Marcinho da Serra, e Rafael Tadeu; além de Mário César (Associação Ecológica “Acorda Mairipa”) e Marcelo Martins (diretor da Silcon Ambiental). Também marcaram presença o representante do secretário Estadual de Meio Ambiente Bruno Covas, o senhor Glauco Robson Vicente; o responsável pela Conferência Estadual, Senenari Oshiro; o representante do deputado federal Roberto de Lucena, o senhor José Dejenal Teles de Andrade; e os representantes do Capitão Dorce do Corpo de Bombeiros, cabo Cledmilson Braz Ribeiro e o 3º sargento Celso Antônio de Oliveira.
 
Fonte: Prefeitura Mairiporã