A chuva que teve início à 01h30 do último sábado castigou, mais uma vez, a região periférica de Rio Claro. Ruas ficaram intransitáveis no bairro Terra Nova, com, também, reflexos às comunidades do Jardim Centenário e Jardim Nova Rio Claro.
De acordo com David Weberlins Lázaro, morador do Terra Nova, o problema é crônico na localidade, cuja situação causa prejuízos sob o sol e a chuva. “Quando não é a lama, é a poeira, e vice-versa. Estamos esquecidos e, novamente, temos que enfrentar o barro que invade nossas casas e torna as ruas intransitáveis”, comenta Lázaro.
A principal via de acesso ao bairro, a Avenida dos Costas, sem asfalto, oferece riscos aos motoristas. Repleta de buracos, a água empoça e torna o caminho perigoso. Motoristas têm de reduzir a velocidade para evitar acidentes. “Não há suspensão que aguente. Pagamos nossos impostos, mas quem paga o conserto do carro diante da lama e desses buracos no trecho?”, argumenta Jair Freitas.
Segundo consta, cerca de cinco carros atolaram nas vias do bairro no final de semana. Como pôde conferir a reportagem do Jornal Cidade, crianças tiveram dificuldades ao embarcar e desembarcar no transporte escolar, bem como os demais moradores em suas atividades cotidianas.
No Nova Rio Claro, até os animais buscaram se esconder da chuva. Debaixo do toldo de um estabelecimento comercial, cabritos e ovelhas se abrigaram contra o frio e a chuva na manhã de ontem (14). Conforme comenta o munícipe João Lopes, tornou-se hábito ter que conviver com a sujeira provocada pela chuva em função da falta de asfalto. “Como em mais outra promessa, nós, contribuintes e eleitores, estamos em meio ao barro, com dificuldades para entrar e sair das nossas próprias casas”, desabafa.
A reivindicação da comunidade do Terra Nova/ Centenário/ Jardim Nova Rio Claro é para que obras de pavimentação asfáltica contemplem e sejam concluídas nas localidades, uma vez que a falta da infraestrutura dificulta o dia a dia dos moradores e confere prejuízos.
Prefeitura de Rio Claro
Com relação ao asfaltamento do bairro Terra Nova, a prefeitura informa que ele integra o pacote de melhorias no valor de mais de R$ 8 milhões e no qual também estão inseridos Bonsucesso e Centenário. “O contrato com a empresa estabelece a conclusão dos trabalhos de pavimentação desses bairros em nove meses. A ordem de serviço foi assinada em fevereiro deste ano”, explica.
No cronograma do programa de asfaltamento para os próximos anos estão os bairros Jardim Nova Rio Claro, Maria Cristina e parte do Jardim Boa Vista.
“O governo municipal, também, elabora projetos visando obter outros repasses nas esferas federal e estadual para poder concretizar a pavimentação em bairros da periferia de Rio Claro”, conclui em nota.
Fonte: Jc Rio Claro