Dois bairros de São José dos Campos podem sumir do mapa. Segundo a Justiça, 53 casas nos bairros Preto e no Chácaras Jataí foram construídas em áreas irregulares. O bairro clandestino chamado de Barro Preto, fica na estrada municipal Glaudiston de Oliveira. Para o Ministério Público, os moradores estão dentro da área de ruído do aeroporto de São José dos Campos, o que seria prejudicial para a saúde. A Justiça aceitou o pedido do Ministério Público e as 31 casas serão demolidas.
Outro bairro que pode desaparecer é a Chácara Jataí, que fica na zona rural da cidade, no limite com Caçapava. O proprietário de uma fazenda loteou a área sem aprovação da prefeitura. 22 casas estão de pé ou tiveram a construção iniciada. Mas para o Ministério Público, elas estão em área de preservação ambiental, sujeita a alagamento de rio.
No caso do bairro Barro Preto, por se tratar de uma comunidade de baixa renda, a Justiça determinou que a prefeitura faça a demolição das casas e a remoção das famílias. Isso ainda não tem prazo para ocorrer.
Já na Chácara Jataí, o loteador é que terá que fazer a demolição. Os moradores do Barro Preto ainda podem recorrer da decisão. Já o loteador do Chácaras Jataí informou que não irá recorrer da determinação judicial. Disse ainda que está recomprando os lotes vendidos.
Fonte: O Globo
Área de Ruído?! Os moradores estão lá no local muito antes do Aeroporto existir…portanto isso é incoerente!!! até pelo motivo de que o Jd. Aeroporto, a Embraer e autras áreas do Putim (onde fica o Barro Preto) ficarem bem mais próximos da área do Aeroporto de SJCampos…