As cidades do Alto Tietê registraram queda de 42% nos números de homicídios dolosos (com intenção) no mês de fevereiro em relação ao mês anterior, de 19 para 11 assassinatos. A maior redução foi em Itaquaquecetuba que no primeiro mês do ano havia contabilizado 10 mortes violentas. Já no mês seguinte, o índice caiu para uma morte. Cidade de Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos lideram com três óbitos cada. Outros indicadores importantes, como tráfico de entorpecentes e furtos de veículos na cidade de Ferraz de Vasconcelos. tiveram diminuição considerável na Região. O policiamento ostensivo é apontado como a principal ferramenta no combate às ações criminosas.
Os números foram divulgados na manhã do último dia (25) pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), e apontam que menos pessoas morreram de um mês para o outro. Há de se levar em consideração o fator sazonal. Janeiro é composto por 31 dias, já fevereiro por 28. Em Mogi, os números, porém, subiram de 2 para 3 homicídios. “Os três foram flagrantes, ou seja, não geraram investigação por parte da Polícia Civil, a PM chegou e prendeu os autores dos assassinatos”, aponta o capitão Rodrigo Dourado, responsável pelo setor de Comunicação do 17º Batalhão, que abrange Mogi, Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis.
Em relação a fevereiro de 2012, os índices não se alteraram, já que 11 pessoas haviam sido assassinadas no período. A única diferença foi que fevereiro do ano passado contou com 29 dias.
Fonte: O Diário de Mogi