A cidade de Rio Claro foi representada, de 8 a 10 de outubro, em São Paulo, na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Integraram a delegação rio-clarense as seguintes pessoas: Bell Rezende, da Assessoria de Referência e Atendimento à Mulher; Lúcia Cristina Silva, da Secretaria Municipal de Governo; Rita Helena Manço Zelioli, do Fundo Social de Solidariedade; Rosicler Aparecida dos Santos, representante do movimento popular de mulheres; Divanildi Aparecida de Paula, presidente do Conerc – Conselho Municipal da Comunidade Negra; e Sueli Aparecida Cervera, usuária do Polo III de Assistência Social de Rio Claro.
Na ocasião, Rio Claro elegeu duas delegadas para a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá em Brasília de 12 a 14 de dezembro, concluindo o ciclo de debates que começou nas cidades brasileiras, percorrendo todas as regiões do país. Estarão representando o município na etapa nacional Bell Rezende, da área governamental, e Divanildi Aparecida de Paula, do Conerc, pela sociedade civil.
“Tivemos um debate de bom nível, com ampla participação, e entre as questões que mais despertaram interesse, como sempre, destacaram-se o enfrentamento da violência contra a mulher e o direito da mulher sobre seu próprio corpo, além da questão racial, especialmente no tocante à mulher negra”, resumiu Bell Rezende.
Segundo ela, a participação das rio-clarenses na etapa estadual da conferência foi consequência da realização, em Rio Claro, no mês de agosto último, da I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, quando “tivemos a oportunidade de debater, indicar e aprovar propostas relativas aos onze eixos que estavam em discussão, conforme diretrizes da III Conferência Nacional”.
Fonte: JC Rio Claro