GCM flagra descarte irregular de entulho no Sacomã


Durante ronda escolar no Ipiranga, Guardas Civis Metropolitanos flagraram, por volta das 10h desta quarta-feira (7/12), dois motoristas, que utilizavam seus veículos para transportar entulho, efetuando descarte irregular em via pública.

Os despejos aconteceram na Rua Fausto, 26, Moinho Velho, e no cruzamento da Rua Agostinho Gomes com a Avenida do Estado, ambos na região do bairro Sacomã. Os veículos, sendo uma caminhonete e um carro de passeio, foram apreendidos e os motoristas conduzidos à Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania. Os autores responderão por crime ambiental e serão multados em R$ 12 mil.

A prática de descarte irregular de entulho em locais impróprios é crime. A ação pode ser denunciada através do telefone 153 da GCM.

Campanha


A Guarda Civil Metropolitana está realizando, desde o dia 3 de outubro, campanha educativa na cidade. Na ação 4.090 pessoas foram abordadas com folhetos explicativos e 2320 orientadas.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

No folheto, o cidadão tem esclarecimentos e telefones para tirar as dúvidas, sobre entulho, fogo em lixo, colocação de lixo em local e horário irregulares, contratação de caçambas, além de transporte incorreto de detritos.

Os GCMs também fazem os autos de Comunicado de Descarte Irregular de Resíduos, através de um talonário (CDIR), Auto de Apreensão (AA), Comprovante de Recolhimento (CR) e demais documentos, adotando os procedimentos, que visam à aplicação da multa correspondente à infração constatada, bem como a condução dos veículos até o local de custódia em parceria com a Subprefeitura da região.

Até o momento, foram expedidas 111 notificações, sendo 40 ambientais e 71 em toda a cidade. Estas notificações de descartes irregulares nas áreas de proteção ambiental e em outros pontos da cidade geram multas de até R$12 mil.


O cidadão pode denunciar as ocorrências de descarte irregular de resíduos sólidos, na sua região, através dos telefones 153 da Guarda, 156 da Prefeitura, 0800-727-0211 Limpurb e 190 da Polícia Militar.

Fonte: Prefeitura de São Paulo