Festejar o Natal e o Ano Novo numa casa com cara nova ou começar 2012 com tudo renovado. O desejo dos francanos de repaginar suas residências aquece o mercado de materiais para construção e decoração. A venda de pisos, persianas, cortinas, churrasqueiras, portões, mármores e outros artigos aumenta até 40% no fim do ano. Com a procura em alta, o prazo para entrega das encomendas pode ser o dobro do registrado em outros meses. Além das reformas para receber os parentes e amigos para as confraternizações, o bom momento vivido pela construção civil na cidade e o pagamento do 13º salário ajudam a alavancar as vendas.
Desde o início de novembro, o movimento na Franpisos está 30% acima da média e já é 20% maior que o registrado no mesmo período de 2010. Artigos de acabamento e louças são bastante procurados. Somente de pisos, as duas lojas – em guia de Franca e São Joaquim da Barra – venderam 66 mil metros em novembro ante os 52 mil metros de piso comercializados meses atrás. A frota de cinco caminhões para as entregas foi insuficiente. Para atender toda demanda e não comprometer os prazos, a loja precisou alugar caminhões e os motoristas trabalharem em horário extra.
O quadro de funcionários da Art Vidros precisou ser ampliado neste mês. Três montadores foram contratados para atender todos os pedidos. A loja trabalha com dois montadores. “Dezembro e novembro são os meses em que mais trabalhamos. Vidros para box, janelas e porta, além dos espelhos, são muito pedidos”, disse o atendente da vidraçaria Marciel Antônio Ferreira, que estima crescimento de 12% nos negócios.
Antônio Carlos, da Marmoraria Progresso, atua na área há 24 anos, e tem vivido dias de movimento intenso na empresa. Durante o mês de dezembro estão programadas entregas para todos os dias. São até dez diárias. Os contratos fechados garantem produção até fevereiro de 2012. “As pessoas querem reformar a casa para receber os parentes e amigos para as festas, por isso as vendas crescem. Acredito que muitos imóveis em Franca estão também na fase de acabamento nesta época.” Na marmoraria, o prazo de entrega de 20 dias passou a ser de 45, 60.
A administradora da Serralheria Lulimar, Marlene Souza, disse que as entregas estão mais demoradas porque as fábricas fornecedoras de matéria-prima também estão com volume maior de pedidos. Antes era uma semana no máximo e agora são 15 dias.
Na Casa Nova Decorações e Persianas, o telefone não para de tocar. Por dia são recebidos em média dez pedidos para orçamento. Antes eram no máximo quatro.
“É comum registrarmos aumento nas vendas no fim do ano. Aproveitamos a data para fazer uma campanha com promoções e isso contribuiu com o crescimento das vendas. As reformas das casas para realização das festas é bastante comum no fim do ano”, disse Álvaro Henrique Sampaio, gerente de vendas da Franpisos.
Fonte: Portal GNC