Desde a Quarta-Feira de Cinzas, quando começou a Quaresma, a venda de peixes em guia Franca está aquecida. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, muitos católicos mantêm a tradição da igreja e renunciam às carnes vermelhas. Os pescados acabam sendo opção. As peixarias esperam até triplicar as vendas. As opções são variadas. Os consumidores encontram da sardinha, a R$ 6,50 o quilo, ao filé de salmão por R$ 33 o quilo.
Na Peixaria Pescave, o movimento na última quarta-feira superou as expectativas. Foi preciso agilizar a reposição do estoque com produtos trazidos de Ribeirão Preto. “Vendemos mais de mil quilos na quarta. Eu tinha bastante peixe, fiz pedido a mais para ter certeza de que daria e tive que ir buscar em Ribeirão para não ficar sem”, disse a atendente Adriana Bolela. E o ritmo das vendas deve continuar acelerado. A expectativa é vender entre 500 e mil quilos por dia durante a Quaresma, mais que o dobro da média. “Normalmente vendemos de 200 a 300 quilos por dia.” Filé de merluza, curimba, sardinha e cascudo estão entre os mais procurados.
Com projeção de vender 40% a mais de peixes até a Páscoa, em comparação às outras épocas do ano, as oito unidades do Varejão Irmãos Patrocínio receberão reforço no estoque nesta terça-feira. A rede comprou mais de quatro mil quilos de peixe para atender a demanda nesta época. Mapará, merluza e bacalhau estão na lista de compras. “Desde a semana passada, já sentimos a maior procura por pescados. Nestes dias, a tendência é realmente o consumo de peixes aumentar e também dos produtos que acompanham ou são usados no preparo das receitas, como vinhos, azeites, azeitonas pretas, batatas e tomates”, disse um dos donos do varejão, Pedro Patrocínio.
Na Peixaria Del Fish, no Centro, a reposição nos freezers é frequente. Em geral é semanal, mas está sendo feita a cada três dias. Devem ser comercializadas 12 toneladas de pescados na Quaresma. “O nosso Natal é nessa época”, disse o proprietário Sebastião de Araújo. O movimento deve ser o triplo do registrado em outros meses. “Temos clientes a toda hora.”
Fonte: Portal GCN