A cidade de Franca fechou o ano de 2011 entre as 15 cidades do Estado de São Paulo com maior número de ocorrências policiais envolvendo tráfico de drogas (vejo o quadro nesta página). Ao todo, foram 454 apreensões e prisões realizadas na cidade. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e foram divulgados na semana passada.
Pelo levantamento, Franca teve mais registros que cidades bem maiores como São Bernardo do Campo (390 casos), com 770,5 mil habitantes, e Santo André (273 casos), com 600 mil habitantes, ambas na região do Grande ABC.
Para o delegado adjunto da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), Leopoldo Gomes Novais, as estatísticas devem ser comemoradas. “Ao contrário do que pode parecer num primeiro momento, os números, na verdade, mostram que as Polícias Civil e Militar estão agindo. Estão nas ruas combatendo a ação dos criminosos. Se houve registros e se eles são maiores do que os de cidades de grande porte, é porque estamos trabalhando duro”, disse o delegado.
Prova disso, segundo ele, foram os dados divulgados em dezembro do ano passado pela Polícia Militar sobre as prisões realizadas na cidade de janeiro a novembro de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. O número de prisões subiu 11%, de 653 para 724. “A maioria relacionada a casos envolvendo tráfico de drogas”, disse o major Alexandre Wellington, responsável pelo 15º Batalhão, à época.
REGIÃO
Entre os municípios que compõem a região de Franca, o que registrou o maior número de ocorrências envolvendo tráfico de drogas foi Batatais, seguido de perto por São Joaquim da Barra. As duas cidades são as que possuem as maiores populações.
Na ponta contrária do ranking, chama à atenção a cidade de Patrocínio Paulista, que com 13 mil habitantes, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, não registrou nenhuma ocorrência de tráfico.
Fonte: Portal GCN