O prefeito guia de Rio Claro, Du Altimari, recepcionou na sexta-feira (26) prefeitos e representantes de municípios da região para a 67ª Reunião Ordinária do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ).
A reunião foi realizada nas dependências da Floresta Estadual “Navarro de Andrade”. O evento contou com a presença de mais de 120 participantes do município e de organismos estaduais, federais e da iniciativa privada.
A reunião foi aberta pelo prefeito de Hortolândia e presidente do Consórcio PCJ, Ângelo Perugini, que elogiou a escolha da Floresta Estadual para sediar a reunião do PCJ.
O prefeito Du Altimari, vice presidente do Consórcio PCJ, lembrou que Rio Claro teve presença marcante na criação e organização do Consórcio, através do então prefeito Cláudio Di Mauro.
Altimari destacou a intervenção realizada pelo município para despoluição e recuperação do Ribeirão Claro e o córrego Lavapés, onde foram investidos mais de R$ 40 milhões no tratamento de 25% do esgoto. Outros 30% já haviam sido tratados, elevando para 55%, o total de esgoto tratado na cidade. Em seu discurso, o prefeito citou os investimentos que estão sendo feitos na Floresta Estadual, através da co-gestão com o governo do Estado para preservação dessa importante reserva ambiental.
O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, destacou o sucesso das políticas de águas de Rio Claro para recuperação dos rios Ribeirão Claro e Corumbataí, de onde Piracicaba capta as águas que abastecem o município.
O diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, destacou que o Consórcio PCJ é um dos fóruns de discussão de águas mais atuantes do Brasil.
Vicente Andreu também apresentou durante a reunião o planejamento com ações necessárias para minimizar as causas das enchentes ocorridas em anos anteriores na região sudeste. Segundo ele, os chamados eventos extremos têm acometido várias regiões do país de forma aguda, deixando milhares de famílias desabrigadas. As causas são inúmeras, mas segundo Andreu, os problemas podem ser atenuados a partir da boa gestão dos recursos hídricos. Planejar com antecedência pode evitar tragédias, como centenas de mortes e a perda de bens pelos moradores das regiões atingidas.
A reunião do Consórcio PCJ foi acompanhada pelo superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, pelos secretários e diretores municipais, pelos vereadores Raquel Picelli e Sérgio Desiderá, pelos diretores da Foz do Brasil, SAE de Limeira, Sabesp de Campinas e do Instituto de Proteção Sócio Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí –SP, através do presidente Waldemar Bóbbo.
Fonte: Canal Rio Claro