Estudante de Joinville é premiada em competição de robôs nos EUA


Uma estudante joinvillense da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus de Joinville, conquistou o primeiro lugar em uma competição de robôs realizada nos Estados Unidos. Anne Karolliny Petry, de 21 anos, participou de um intercâmbio por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, na Universidade Federal de Kentucky.

Junto com mais três colegas, a estudante disputou o prêmio com outras 19 universidades americanas. “Planejamos e construímos um robô movido por controle remoto, com propósito de determinar o nível de radiação em localizações específicas e inspecionar danificações no ambiente”, relatou Anne sobre seu trabalho.

A tragédia ocorrida em Fukushima em 2011 foi usada como base para a construção do equipamento na cidade de Joinville. A ideia era construir um veículo capaz de proteger o ser humano das altas doses de contaminação radioativa. “Utilizamos um tipo de portão que abria e fechava para largar os sensores e levantava em quase 45º. Colocamos duas câmeras, com o objetivo de guiar o motorista e identificar os obstáculos”, relatou ela.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Após receber o prêmio, a estudante permanece no estado americano do Kentucky realizando intercâmbio do Programa Ciência sem Fronteiras. No mês de maio, Anne Petry fará um estágio na área de criação da empresa General Motors.

Fonte: G1