O que esteve na mente dos designers nos últimos meses, o que vai estar nas vitrines das lojas na temporada primavera-verão 2012/2013 e os calçados que vestirão os pés dos brasileiros são as estrelas da 44ª Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios). A feira começa nesta terça (26) e segue até sexta-feira (29) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e reúne mais de mil expositores de diferentes Estados brasileiros em 82 mil metros quadrados. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 60 mil visitantes.
Formado por 8,2 mil indústrias, responsáveis pela geração 337,5 mil empregos diretos, o setor calçadista brasileiro oferece na Francal a primeira mostra do que as principais grifes do segmento prepararam para a primavera-verão. A gama de novidades inclui calçados femininos, masculinos e infantis, bolsas e acessórios que chegarão às lojas a partir de agosto.
Franca estará representada por 69 expositores, entre estandes individuais, coletivos e imprensa. Mesmo tendo sua representatividade reduzida em quase 20% nesta edição (em 2011 havia 85 expositores), a cidade deve mostrar mais de 5 mil novos modelos.
Embora o momento econômico mundial assuste e o bicho-papão da concorrência asiática exista, o setor mostra que tem fôlego. José Carlos Brigagão, presidente do SindiFranca (Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca), disse que a feira pode ser traduzida como um termômetro para os calçadistas. “No momento em que o mundo atravessa uma crise sem previsão para terminar, toda a indústria brasileira é afetada. O sucesso da Francal vai depender desses fatores externos e das medidas que o governo federal deve tomar. Esperamos pelo menos que se estenda a redução do ICMS para o varejo”, afirmou Brigagão, dizendo que o incentivo é preciso para que o setor ao menos repita os números de 2011. O presidente do sindicato põe em dúvida o sucesso das exportações na feira e prefere apostar no sucesso do mercado interno.
Também para o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, o mercado interno será o grande foco, mas ele se mostra bem mais otimista. “Será uma boa feira, focada no mercado interno. Estamos animados com a baixa de juros, os incentivos aos créditos e outras medidas do governo que permitem que as coisas aconteçam melhor.”
Apesar do olhar no mercado interno, Abdala disse acreditar que a alta do dólar vai viabilizar a conquista de importadores durante a Francal, auxiliando a retomada das exportações. O otimismo do presidente vai além e ele inclui as baixas temperaturas como fator propulsor de bons negócios. “O frio que tem feito nas últimas semanas ajuda a desovar os estoques dos lojistas, fazendo com que tenham mais condições de girar e comprar na Francal.”
A afirmação de Abdala é baseada no fato de que o evento que mais gera negócios para o setor calçadista do País é responsável pelo lançamento das coleções das estações quentes e coloridas que mais vendem no ano. Calçados e bolsas desta época geram vendas para o varejo por um período de até oito meses. Para os fabricantes, os negócios realizados na Francal chegam a representar de dois a três meses de produção – o equivalente a 25% a 30% do valor de produção anual destes fabricantes. “É a temporada mais forte, mais importante para o setor. Tivemos um primeiro semestre muito difícil e chegamos à Francal com muita confiança, muito positivismo e a certeza de uma feira espetacular”, afirmou.
AGENDA
A abertura oficial da Francal está agendada para às 11 horas desta terça-feira (26) no auditório Elis Regina (anexo ao Pavilhão do Anhembi). Segundo a assessoria de imprensa da feira, a cerimônia contará com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Também confirmaram presença prefeitos de pólos calçadistas, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários de governo, lideranças do setor coureiro-calçadista e presidentes de entidades e autarquias também confirmaram presença. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi convidada para a cerimônia de abertura, mas até o fechamento desta edição não havia confirmado a participação.
Mais que oferecer terreno fértil para o fechamento de bons negócios, a Francal oferece aos expositores e visitantes uma gama de palestras, workshops, desfiles e outros eventos pensados para inflar ainda mais os bons números do ano passado, quando segundo relatório setorial da indústria de calçados 2011, produzido pela Abicalçados e Instituto de Estudos e Marketing Industrial, foram produzidos 819,1 milhões de pares de calçados, sendo 113 milhões exportados para mais de 100 países. Em valores monetários, o setor produziu R$ 21,8 bilhões e as vendas externas geraram divisas da ordem de US$ 1,3 bilhão.
Fonte: Portal GCN