A secretaria de Educação na cidade de Joinville divulgou ontem (27) o novo calendário letivo de 2013, que apresenta modificações com relação ao documento divulgado no fim de 2012. A principal mudança é a implantação de cinco dias de capacitação para os professores da rede, na primeira semana de recesso escolar (de 22 a 26 de julho). “Como nós teremos a implantação dos tablets, lousas digitais e notebooks, queremos fazer uma grande capacitação com todos os professores da rede, para auxiliá-los a pensar na sua prática pedagógica”, explica o secretário de Educação, Roque Mattei.
Para os alunos, as mudanças são pequenas – em março, por exemplo, haverá aula normal no dia 28, a quinta-feira que antecede o feriado de Páscoa. Além disso, a Secretaria precisou fazer ajustes na grade de reuniões pedagógicas, que também alteram a rotina escolar. Outra novidade é a implantação do dia da família na escola para o ensino fundamental, no dia 17 de agosto, que irá trabalhar com voluntários para oferecer oficina às crianças e familiares.
Desde o início do ano, os técnicos da secretaria de Educação trabalham para organizar o calendário de forma a cumprir a legislação que estabelece um mínimo de 200 dias letivos. “Nossa preocupação é oferecer o melhor serviço para as famílias, que contam com o direito legal de verem seus filhos na escola por 200 dias, todos os anos”, afirma Mattei.
As mudanças são válidas para a educação infantil e para o ensino fundamental e foram divulgadas após reunião com o Sindicato dos Servidores (Sinsej), que procurou a secretaria para pedir um posicionamento oficial sobre o ano letivo.
Fonte: Notícias do Dia