Diadema tem média de uma lei por vereador


Em cinco meses, ou 120 dias de atividades, a Câmara de Encontra Diadema atingiu os seguintes números de ações aprovadas em plenário: 35 (14 do Executivo e 19 dos vereadores) projetos de lei aprovados, 72 requerimentos de informação e 243 indicações. A Casa abriga 17 assentos e neste período 18 parlamentares exerceram mandatos.

Na ponta do lápis, os dados representam 1,05 propositura de lei, quatro requerimentos de informação e 13,5 indicações por vereador. Destas matérias podem ser destacadas algumas com impacto quase irrelevante no cotidiano da população. Duas campanhas educativas, três datas comemorativas – exemplo do dia do socorrista -, um título de cidadão diademense, três medalhas de mérito e uma festa foram criados por meio de legislação na cidade.

O único projeto de impacto alterou o regimento interno para que um vereador possa se licenciar do cargo quando for assumir mandato de deputado federal ou estadual na condição de suplente. A medida beneficiou diretamente Regina Gonçalves (PV) que se licenciou para assumir nesta condição cadeira na Assembleia Legislativa.

Seis matérias foram adiadas. A mais relevante delas prevê a regulamentação do serviço de moto-frete na cidade e foi aprovado em primeira discussão na última quinta-feira, tendo como autor o presidente da Câmara, Laércio Soares (PCdoB).


O ranking geral é liderado por Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi (PSB), com quatro proposituras. Vale destacar que duas leis criadas pelo socialisatas concedem títulos de cidadão diademense, sendo um deles ao companheiro de Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT). Laércio vem na segunda colocação com três projetos, seguido de: Maninho, Orlando Vitoriano (PT) e Milton Capel (PV) com dois cada; José Edmilson Pereira da Cruz, o Pastor Edmilson (PRB), Talabi Ubirajara Cerqueira Fahel (PSC), José Antonio da Silva (PT), Márcio Paschoal Giudicio, o Márcio da Farmácia (PSDB), Lauro Michels (PSDB), Wagner Feitoza, o Vaguinho (PSB) e Marion Magali de Oliveira (PTB), todos com uma propositura. Os outros cinco legisladores não tiveram propostas aprovadas.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Os que mais apresentaram requerimentos foram Cida Ferreira (PMDB) com 11, Maninho e Célio Boi com 10. Maninho é o campeão em indicações (61), seguido por Cida (27) e Laércio (24).

No currículo do Executivo, a matéria com mais peso direto na vida do munícipe foi a autorização de convênio com a Secretaria de Segurança do Estado para que a PM (Polícia Militar) fique autorizada a fiscalizar infrações de trânsito na cidade.

A mesa diretora também emplacou duas ações importantes que ainda estão em curso: consolidação da lei orgânica municipal e realização de concurso público para 40 novos funcionários.


Fonte: Diário do Grande ABC