O posto de Saúde, que tem 20 anos, recebeu melhorias internas e externas, como troca da pintura e do piso, reforma dos consultórios e salas de enfermagem. A expectativa é que outras duas unidades que também recebem intervenções sejam entregues em até um mês: caso da UBS Inamar e a do Parque Reid.
Segundo a secretária de Saúde, as seis unidades devem ser concluídas apenas em 2013. “Queremos entregar as reformas em no máximo seis meses”, explica Aparecida Pimenta. As outras UBSs que constam na lista e serão reformadas são do Parque Real, Canhema e Piraporinha. Das 20 unidades de Saúde da cidade, as seis estavam em pior estado e, por isso, foram contempladas com o recurso da União.
Ao todo, são atendidos pelos postos em torno de 70 mil habitantes. Só na Vila Nogueira o número de moradores cadastrados é de 16 mil. A Prefeitura receberá R$ 936 mil para executar os serviços. O restante será enviado à medida que as obras avançam. Até agora, o montante repassado soma R$ 187 mil. Os trabalhos de melhorias podem ser realizados simultaneamente.
UPA PIRAPORINHA
A Secretaria de Saúde aguarda a abertura de licitação para início da construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ainda neste mês.
De acordo com a secretária, o valor da contrapartida da Prefeitura de Diadema para erguer a unidade, que ficará atrás do Hospital Municipal de Diadema, ficou acima do esperado pela administração. A outra parte do projeto será custeada pelo Ministério da Saúde. No momento, a Prefeitura tenta readequar os custos da intervenção. A unidade terá capacidade de atender até 450 casos de urgência por dia e levará um ano para ficar pronta.
Fonte: Diário do Grande ABC