A Prefeitura da cidade de Diadema deu inicio ontem (12), no anfiteatro da Fundação Florestan Fernandes, a um seminário visando à elaboração do Plano Municipal de Qualificação Profissional (PMQ). O evento reuniu os diferentes segmentos envolvidos na qualificação profissional do município e região, o objetivo é discutir e qualificar de forma mais eficaz os trabalhadores da cidade, que já vem recebendo novos investimentos e tem ampliado a importância econômica para o ABC. Entre os participantes representantes de sindicatos de trabalhadores e das indústrias e entidades que atuam na área da formação técnica e de apoio às pequenas empresas.
O evento contou com a participação do prefeito Mario Reali que debateu na ocasião temas como oportunidades econômicas para Diadema; tendências do mundo do trabalho e qualificação profissional; e educação e qualificação profissional. “Diadema cresce e precisa se preparar para essa jornada”, afirmou o chefe do executivo que completou. “Vamos trabalhar junto com as empresas e com a sociedade civil para capacitar da melhor forma nossos trabalhadores”.
O encontro também tem como objetivo ouvir esses segmentos e identificar de maneira mais apurada as demandas de trabalho do município e porque essas oportunidades de emprego não são totalmente ocupadas. Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Solange Ferrarezi Zanetta, das vagas de empregos geradas na cidade menos de 40% são preenchidas pela falta de mão de obra qualificada.
“O Seminário analisará esta questão, apontando diretrizes para impulsionar a criação de novos cursos profissionalizantes na cidade. Com isso haverá aumento da qualificação e a demanda local será atendida”, diz.
O Plano Municipal de Qualificação (PMQ) deverá ser lançado até o final do ano, mas antes será feito um diagnóstico para cruzamento de informações e assim estabelecer quais capacitações técnicas serão realizadas nos três níveis da educação profissional.
O PMQ também atenderá demandas da área da economia solidária e sua implantação está sendo organizada por duas secretarias municipais – Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Educação – e pela Fundação Florestan Fernandes.
Demandas do polo
Para atender o setor dos cosméticos, uma das áreas que mais gera economia no município, o ano que vem entrará em funcionamento a Faculdade de Tecnologia de Diadema (Fatec) . A escola será a primeira do País a administrar capacitações em Cosmetologia e toda mão de obra será absorvida pelo Polo de Cosméticos de Diadema. O setor reúne cerca de 100 empresas da cadeia produtiva e promove mais de oito mil empregos no município.
A Fatec Diadema será administrada pelo Centro Paula Souza e sua construção vem sendo feita pela prefeitura que investe cerca de 4 milhões na obra. Com 16 salas de aula, cinco laboratórios, dois laboratórios de informática, biblioteca e dependências administrativas a nova escola irá funcionar no bairro Campanário em área doada pelo Grupo Papaiz.
Entre os nomes que marcaram presença no evento, estava o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/ Diadema); Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE/Diadema); Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscom); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); Sindicato dos Químicos do ABC; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Escola Técnica Estadual (Etec); Consultoria em Recursos Humanos e Prefeitura do Município de Diadema.
Fonte: Portal DCI