Comércio de Diadema mostra expansão da economia local ‎


Considerada por analistas de mercado uma das cidades mais promissoras da região do ABC, a cidade de Diadema vem ganhando espaço também na abertura de novas lojas do comércio varejista. De acordo com dados da prefeitura, em 2010 foram instaladas 729 novas lojas voltadas para o comércio, somando 7.248 ao todo. O número é 37,4% maior do que o registrado em 2009, quando foram instaladas 457 lojas no município. Entre 2007 e 2008 surgiram em Diadema 130 novos negócios.

No primeiro semestre de 2011, segundo dados do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR), o saldo das contratações no município foi de 1.558 empregos, sendo 413 deles absorvidos pelo comércio.

Em menos de quatro meses, a cidade ganhou duas grandes lojas que atuam no mercado de confecções, calçados e acessórios. Uma fica na área central da cidade: é a Eskala, rede que começou em São Paulo em 1974 e hoje conta com 36 lojas pelo Brasil. A segunda é a Sandry Fashion, localizada na principal rua de comércio do bairro Eldorado e opera com 10 lojas espalhadas por regiões da capital paulista, Grande São Paulo e litoral.

Inaugurada mês passado, a Sandry funciona em prédio com dois pavimentos em 600 m². Segundo o supervisor-geral da rede, Adalberto Alves, a escolha por Diadema é uma aposta de mercado que tem tudo para dar certo. “Nossa loja é diferenciada porque trabalhamos com produtos de qualidade para público de bairro. Diadema é uma cidade em crescimento e será a porta de entrada da rede no ABC”, diz. O supervisor informa ainda que o grupo planeja novos negócios e que até o final do ano haverá mais quatro lojas.


Para Marcos Bigucci, diretor da construtora Mbigucci, forte no ramo de construção imobiliária na região, Diadema destaca-se como a grande aposta da construção no ABCD. “De fato temos apenas boas surpresas em Diadema, com grande oferta de terrenos, e boa parte das lojas de departamento já migram para lá. A violência, que antes preocupava, aponta quedas bruscas nos últimos anos”, afirmou o executivo.

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Nos últimos dez anos, seguindo tendência de outras cidades do ABC, Diadema começou a receber grandes empreendimentos e marcas conhecidas. Bandeiras como McDonald’s, Tenda Atacado e supermercados Extra, Carrefour e Walmart fincaram raízes, acirrando a disputa pelos consumidores. Também chegaram as redes da construção civil como DiCicco e Center Castilho e o Shopping Praça da Moça, primeiro centro de compras, com mais de 150 lojas e sete cinemas, inaugurado em 2009 e tido como um marco para a cidade. Com o shopping vieram marcas conhecidas como lojas Riachuelo, C&A , Marisa, Americanas e Magazine Luiza, entre outras.

De acordo com dados do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) em junho passado o setor que mais gerou emprego na Região do Grande ABCD foi o comércio, 15 mil contratações, alta de 8,2% em relação a maio de 2011.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Solange Ferrarezi Zanetta, o comércio no município se fortalece a cada ano. E as ações realizadas pela prefeitura com os empresários e o crescimento do consumo no País deram ao comércio local visibilidade e competitividade. “Primeiro veio o projeto Mudando de Cara que melhorou o paisagismo dos centros dos bairros e atraiu novos empreendimentos e depois o projeto Bom Negócio que revelou aos comerciantes a necessidade de mudar as fachadas, atender bem o cliente e aprimorar a gestão”. A secretária chama atenção para o quanto Diadema ainda pode crescer e afirma que se o empreendedor pesquisar descobrirá novos nichos e muitas áreas ainda poderão ser exploradas.


Fonte: Portal DCI