Com 5,9ºC, madrugada de quinta em Franca é a mais fria do ano


A madrugada de quinta-feira foi a mais fria do ano em Franca, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Por volta das seis horas da manhã, os termômetros marcaram apenas 5,9ºC em plena primavera. Anteriormente, o dia mais frio havia sido em 19 de julho, com 7,2ºC. A máxima ontem foi de 22ºC. A cidade ainda sofre com ventos fortes, que, se causaram muitos estragos na última sexta, também impediram a ação das geadas na região. As ventanias só devem se enfraquecer a partir de domingo.

O frio é causado pela presença de uma massa de ar frio que se instalou em todo o Estado de São Paulo. A chegada da frente representou uma queda brusca na temperatura, já que setembro tem sido um mês predominantemente quente. O dia 10 deste mês, por exemplo, foi o dia de inverno mais quente em oito anos, com a temperatura máxima (32,6ºC) e a mínima (21,6ºC) batendo recordes.

A meteorologista do Inmet, Helena Balbino, explicou que a oscilação de temperatura faz parte da transição entre o inverno e a primavera, que começou no dia 23. “As frentes frias no Sul do país atraíram incursões de ar quente do Norte e interior do Brasil. Ao mesmo tempo em que esse ar quente se instalou, uma coluna atmosférica de alta pressão também passou a atuar na região, desviando as frentes frias para o oceano. Quando essa coluna enfraqueceu, as frentes começaram a entrar. As temperaturas caíram porque o inverno foi muito rigoroso nos polos e na Argentina, de onde veio a massa que está agora sobre Franca”, explicou.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Mas, as baixas temperaturas terão vida curta na cidade. Helena explicou que, aos poucos, a massa de ar frio vai perdendo intensidade. Com isso, as temperaturas tendem a aumentar a partir de hoje. A mínima prevista para esta sexta-feira é 7ºC e a máxima, 25ºC. Amanhã, a temperatura mínima sobe um grau e a máxima se mantém. O domingo promete ser mais quente, com mínimas de 10ºC e máximas de 26ºC.

Até segunda-feira, a umidade do ar vai girar em torno de 35% e 45%, e não há previsão de chuvas, já que a massa impede a ocorrência de precipitações.

Fonte: Portal GCN