A história do Garantido e do Caprichoso tomou ontem as ruas do Jardim Ruyce, na cidade de Diadema. Cerca de 50 crianças entre 6 e 8 anos participaram do cortejo do boi-bumbá promovido pelo programa Diadema Mais Educação.
O desfile é a apresentação à comunidade do trabalho de formação em cultura popular realizado com mais de 700 alunos da rede municipal neste ano, distribuídos em 16 escolas de Ensino Fundamental.
A coordenadora pedagógica de Cultura do programa, Renata Faggioro, explicou que a intenção é ensinar aos pequenos as origens da cultura popular, um misto das culturas indígena, africana e europeia. “Os estudantes vivenciaram a história do boi, fizeram os acessórios e figurinos, aprenderam a fazer a maquiagem, os passos da dança de influência indígenas e até os instrumentos musicais usados no cortejo.”
A população foi envolvida por meio da distribuição de folhetos que contavam a história do boi-bumbá. A intenção é passar por todos os bairros onde o programa funciona, conforme Renata. Na próxima semana, haverá três cortejos: dia 27, no bairro Piraporinha; dia 28, no Centro; e dia 29, no Jardim Portinari.
Fonte: Diário do Grande ABC