Os bailarinos Amanda Gomes e Marcos Vinícius, da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville ganharam o primeiro lugar na competição internacional Youth America Grand Prix (YAGP), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A premiação foi nesta quinta-feira (18) e garantiu aos bailarinos o troféu de ouro por sua apresentação do Pas de Deux do balé Diana e Acteon, que foi considerado o melhor desta categoria no concurso.
Com 17 anos de idade, a bailarina da Companha Jovem de balé foi eleita uma das melhores do concurso. Ela é natural de guia Goiânia (GO), mas iniciou os estudos no Teatro Bolshoi, em Joinville, aos 10 anos de idade.
Silva é catarinense, natural de Joinville e também está há quase uma década na companhia. O rapaz ingressou na Escola Bolshoi aos nove anos, quando decidiu trocar a ginástica olímpica pela dança na cidade de Joinville.
A parceria dos adolescentes já garantiu outras premiações internacionais. Em 2012, os bailarinos conquistaram a medalha de ouro na Competição Internacional de Balé em Istambul, na Turquia. O festival fornecia classificação individual e ambos ganharam a medalha de ouro, como melhores bailarinos.
“Sempre almejei conquistar experiência e o reconhecimento fora do país, com mais essa premiação em Nova Iorque fiquei radiante de felicidade, foi muito bom entrar no palco representando minha família e todos os brasileiros, é muita responsabilidade, mas com determinação, coragem e vontade, e o carinho das pessoas que me apoiam eu consegui dançar com mais força e confiança”, comenta a jovem dançarina.
Fonte: G1