A programação da 4ª Conferência Municipal de Cultura foi alterada. A palestra da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, que seria no dia 28 deste mês e abriria o evento, foi cancelada. Com isso, a abertura foi transferida para o sábado (29).
A ordem para o cancelamento da palestra, segundo o diretor da Fundação Cultural de Joinville, Joel Gehlen, partiu da própria ministra da Cultura, Marta Suplicy, que exigiu a presença de toda a equipe do ministério em Brasília. “A justificativa oficial é de que haverá a reunião de todos os conselheiros nacionais”, conta o diretor.
No entanto, Gahlen cogita a possibilidade de que o cancelamento tenha sido motivado pela onda de manifestações que sacudiram o Brasil. “Eles confirmaram a palestra semana passada e já estavam distribuindo convites”, pondera. Segundo Gehlen, não haveria motivo para manter a abertura no dia 28 sem a palestra. “O cancelamento se justifica para concentrar a logística no sábado e domingo e garantir maior participação”, justifica o diretor.
Fonte: Notícias do Dia