O Catavento Cultural e Educacional é um museu interativo, inaugurado em 2009 com o propósito de se dedicar às ciências e sua divulgação e localizado no Palácio das Indústrias, em São Paulo, Brasil.
O espaço de 4.000 metros quadrados é dividido em 4 seções: “Universo”, “Vida”, “Engenho” e “Sociedade” e conta com 250 instalações.
Voltado ao público jovem, foi fundado pelas secretarias de cultura e educação do município, com um investimento de 20 milhões de reais após 14 meses de construção.
Embora o museu tenha iniciado seu funcionamento em 2009, a Prefeitura de São Paulo já estava discutindo sua criação desde 2005, quando enviou o projeto de lei 469/2005 à Câmara Municipal de São Paulo para que autorizasse o executivo a instituir a Fundação Catavento.
O projeto só foi aprovado e transformado na lei 14.130 em 2006, depois de um ano de tramitação e alteração do texto original pelo político Chico Macena, que defendia a criação da Fundação Catavento para criar e administrar o Museu da Criança e não apenas um centro de desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Catavento SP História
O Palácio das Indústrias foi erguido durante a época de 1911 a 1924, período em que São Paulo continha somente cerca de 100 mil habitantes. Foi programado como Palácio das Indústrias, porém o espaço também reunia a exposição da agricultura e da pecuária.
Em 1992, a então prefeita Luiza Erundina, transferiu a sede do governo municipal para lá. Em 2004 depois que Marta Suplicy mudou o gabinete para o Edifício Patriarca, no Viaduto do Chá, o Palácio ficou abandonado, as grades que cercavam o prédio foram roubadas. A região passou a ser conhecida como “Faixa de Gaza”.
A inauguração do Catavento, revitalizou o local. Devido ao rápido crescimento de São Paulo, o Palácio das Indústrias criado para ser Palácio de Exposições também teve outros usos como: delegacia de polícia, Assembleia legislativa, e sede da Prefeitura de São Paulo. Em 2009, o local regressou à sua finalidade original, exposições, ao acolher o Catavento Cultural e Educacional.
Os edifícios São Vito e Mercúrio, que chegaram a abrigar 800 famílias em más condições, foram esvaziados em fevereiro de 2009. Enquanto isso, a prefeitura contratou uma empresa para demolir o Viaduto Diário Popular e definiu o projeto dos pontilhões que vão ligar o Mercado Municipal ao museu.
Os prédios erguidos na década de 1950 foram demolidos entre 2010 e 2011. Em 2014 ocorreu a doação da área de 9,2 mil metros quadrados ,sancionada pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT)e foi publicada no Diário Oficial do Município em julho do mesmo ano.
O projeto de lei foi aprovado na Câmara de Vereadores em junho, três anos após ser encaminhado pela Prefeitura ao Legislativo. Originalmente, a medida fez parte de um plano de revitalização da região central da capital, incluindo a requalificação do Parque D. Pedro II. O terreno foi cedido ao SESC.
Catavento SP Ingressos e Preços
Visitando
Preço do ingresso: R $ 10,00
Às terças-feiras, a entrada é gratuita.
Metade do preço para estudantes (com ID atual).
Seções com vale (que devem ser tomadas no saguão central, ao lado das escadas monumentais):
- Nanotecnologia
- Laboratório de química
Os convidados podem escolher entre duas entradas:
- Através da seção Universo, na sala de recepção
- Através do Hall central, na varanda da frente
Recomendações
- As pessoas podem entrar com notebooks, câmeras e gravadores, e flashes podem ser usados. Sacos de plástico, comida e bebida não são permitidos.
- Os telefones celulares devem estar desligados ou no modo silencioso.
- Fumar não é permitido.
Catavento SP Dinossauros
A sala “Dinos do Brasil” é uma viagem pelas paisagens primitivas do país. A apresentação de realidade virtual tem como estrelas os dinossauros que viveram há milhões de anos no território onde hoje se encontra o Brasil, nos períodos Triássico e Cretáceo.
Com a ajuda dos óculos de realidade virtual, sentados numa sala de 100 metros quadrados, os visitantes parecem estar mesmo numa cápsula do tempo e, de lá, seguem em um passeio conhecendo a geografia e “interagindo” com os seres pré-históricos. É uma atividade que estimula visão, audição e senso de direção.
A ideia surgiu de uma startup brasileira criada por um casal de engenheiros recém-formado da USP. Eles queriam trazer uma tecnologia de ponta para um museu interativo e falar de dinossauros, um tema que desperta o interesse de muita gente.
“O desenvolvimento do projeto levou pouco mais de um ano, contando todo o conteúdo dos dinossauros, cenas, cenografias, animações, modelos”, contou Pedro Kayatt, presidente e sócio-fundador da startup VR Monkey.
Esse é o primeiro projeto de realidade virtual que usou recursos da Lei Rouanet para compor parte do investimento. Ao todo, a Sala Dinos custou quase R$ 3 milhões.
O casal de engenheiros sabia o que fazer com a tecnologia para montar a viagem, mas não tinha conhecimento sobre o mundo dos dinossauros. Foi aí que entrou um grupo formado por paleontólogo, paleoartista e paleobotânico.
Catavento SP Aquário
O Governo do Estado de São Paulo e a Cobasi apresentaram a exposição Aquapaisagismo: a arte oculta em um hobby.
Inédita, a exposição desmistifica uma arte ainda tratada como hobby. “O aquapaisagismo é um segmento do aquarismo que une técnica e plantas com um toque artístico – ou seja, o paisagismo dentro de um aquário.
O aquapaisagista é um artista, que usa sua imaginação para criar cenários diversos que podem representar, dentro de uma caixa de vidro, montanhas, florestas, paisagens submersas de rios e outros cenários
Referência no aquapaisagismo brasileiro, Renato reuniu trabalhos de Carlos Souza, Fabian Kussakawa e Fabrício Rufino, premiados aquapaisagistas. Todas as obras foram montadas especialmente para a exposição, formando um ecossistema e trazendo ao público ainda a percepção de uma obra viva que evolui a cada dia.
Entre os aquários expostos, um deles é tátil, sem água, para que as pessoas com deficiência visual também possam apreciar a ambientação do aquapaisagismo.
Horário de Funcionamento Catavento SP
- Terça a domingo das 9h às 16h
Onde Fica, Endereço e Telefone Catavento SP
- Avenida Mercúrio, s/n Parque Dom Pedro II, São Paulo – SP
- Telefone: (11) 3315-0051
Outras informações e site
- Mais informações: www.cataventocultural.org.br/
Mapa de localização
