A cidade de Salto começou, desde segunda-feira (16), a implantar um sistema de coleta mecanizada de lixo, por meio da instalação de contêineres em calçadas da cidade.
Segundo a prefeitura de Salto, 1.054 desse recipientes devem ser instalados até o fim de agosto. O objetivo é que a cidade tenha 100% da coleta mecanizada até setembro.
Este sistema promete reduzir o risco de contaminação, já que o lixo ficará armazenado em recipientes com tampa, e deve reduzir o número de acidentes dos funcionários do serviço de limpeza pública, que não terão mais contato direto com o lixo.
A cidade também fará a instalação de “ecopontos” em três bairros: Jardim Santa Cruz, Jadrim São Gabriel e Jardim das Nações.
Os “ecopontos” são galpões de 500 m2, que reunirão um conjunto de sistemas de coleta de diversos tipos de resíduos com potencial de reciclagem ou que, devido às suas características, não podem ser recolhidos pela coleta domiciliar.
Moradores poderão levar materiais como papel e papelão, vidro, metal, pilhas e baterias, óleo lubrificante, resíduos verdes, livros, gibis e revistas, lâmpadas, plástico, óleo de cozinha, madeira, entulhos, móveis, utensílios domésticos, eletro-eletrônicos e roupas, entre outros.
As unidades de “ecoponto” devem entrar em funcionamento até setembro.
Fonte: G1