Começou a funcionar nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, na Maternidade do Hospital Municipal Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat, administrado pela entidade São Camilo, uma sala de vacinas na cidade de Salto. Todos os recém-nascidos serão imunizados contra a hepatite tipo B nas primeiras 12 horas de vida. Desta forma, até os bebês que nascerem aos finais de semana serão vacinados pela Vigilância Epidemiológica, que tomou a iniciativa para a prestação do serviço.
A Prefeitura, por meio da Secretária de Saúde, adquiriu uma câmara (refrigerador especial para armazenar as vacinas, com temperatura controlada). Já os insumos (seringas, agulhas, cadernetas de vacinação etc.) são fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Segundo Sandra Alves Goes Hadade, responsável pela imunização na Vigilância Epidemiológica, as enfermeiras e técnicas de enfermagem passaram por um treinamento teórico e prático para a aplicação das vacinas. “A sala será monitorada diariamente. Iremos acompanhar o que é cedido e o que é aplicado”, informou. Um pedido foi feito para a Unimed de Salto a fim de que a cooperativa disponibilize um espaço onde a Vigilância possa aplicar as vacinas também.
Curso – A Vigilância Epidemiológica realizará nos meses de setembro e outubro, no Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”, um curso para capacitar profissionais que atuam em salas de vacinas. Participarão enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem da rede municipal de saúde, totalizando 81 pessoas.
Fonte: Prefeitura de Salto
Faço um elogio a Enfermeira Sandra Alves Goes Hadade, pelo belíssimo trabalho realizado, e a ótima profissional e amiga