A Prefeitura de Rio Claro iniciou na última segunda-feira, 10, a execução do Projeto de Identificação das Estradas Rurais do município.
O trabalho começou pela estrada que liga Rio Claro aos distritos de Ajapi e Ferraz, seguindo até a divisa com Corumbataí, numa extensão de 14 km. No total, 120k de estradas rurais serão contemplados, com prazo estimado de 15 a 20 dias para a conclusão.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Unesp Rio Claro, representada pelo Núcleo de Estudos Agrários do Departamento de Geografia da instituição. A coordenação é da professora Darlene Ferreira de Oliveira e envolve o estagiário Leonardo Buldrini, que está em campo atuando com a diretora de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura, Maria Elena De Mori e equipe. Na avaliação do secretário Carlos Alberto Teixeira De Lucca, titular da pasta municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, a parceria com a Unesp “é de grande relevância para a zona rural e se enquadra nas iniciativas de valorizar os nossos produtores, que têm conseguido um nível de organização animador”, destaca.
Na primeira fase do projeto, justamente a que está em curso, a identificação é feita com manilhas de barro vidrado, cedidas pelo Departamento de Água e Esgoto (DAAE), que recebem um enchimento de areia em seu interior e são vedadas com concreto na parte superior dos tubos. Pintadas na cor amarelo, elas identificam a via (por exemplo, RCL 010) e, logo abaixo, informam o km, com os números pares localizados à direita da estrada e os números ímpares à esquerda. As manilhas se erguem a 1,40m, permitindo boa visão; a outra extremidade das peças, enterrada no subsolo, garante uma ótima fixação.
Segundo os executores do projeto, a proposta terá ainda uma segunda e terceira fases. A etapa seguinte consistirá identificar também a localização das propriedades existentes ao longo das estradas. Neste caso, serão identificadas não pelo nome, mas por códigos, que facilitarão sua localização, inclusive como endereços rurais. Mais adiante, serão identificadas também as estradas, em especial nos entroncamentos, ajudando os usuários a se situarem geograficamente.
Fonte: Canal Rio Claro