Com índices de violência, assassinatos e ondas de assaltos cada vez maiores no município, a preocupação por mais segurança é fundamental para a população. Poucos discordam disso. Em todo País são notórios o medo e a sensação de estarmos à mercê de criminosos. E isso não é apenas um problema que aflige os moradores das grandes capitais. Há um bom tempo que a sensação de insegurança também toma conta do interior paulista. A cidade de Rio Claro, infelizmente, integra esse rol de cidades onde a criminalidade aumentou consideravelmente nas últimas décadas.
Nova pesquisa Centro Abril/JC Jovem Pan ouviu a população para saber o que considera o principal problema de Rio Claro. A pergunta “Na sua opinião, qual o principal problema de Rio Claro hoje?” foi feita para 400 pessoas em vários bairros da cidade e 37,50% responderam que é a segurança. Esse índice representa a opinião de 150 pessoas, segundo a pesquisa (veja tabela).
A Saúde Pública vem em segundo lugar na avaliação dos entrevistados, com 24 %, o que representa no universo da pesquisa um total de 96 pessoas.
Limpeza pública e os buracos nas ruas também são apontados como grande problemas atuais de Rio Claro a serem resolvidos, ocupando respectivamente a terceira posição com 5,75% e 5%. Na quinta posição está a preocupação com a administração pública para 4,25%. Estes três itens ficaram na frente de pontos essenciais, como desemprego (2,75%), trânsito (2,75%), Educação (1,75%) e transporte coletivo (1,00%).
Outro dado curioso da pesquisa Centro Abril JC/Jovem Pan é que, para 8,25% dos entrevistados, Rio Claro não tem problemas. Esse índice representa 33 das 400 pessoas entrevistadas, o que pode apontar para um otimismo da população.
Itens como rede de esgoto, tráfico de drogas, lazer e cultura, moradia, saneamento básico e enchentes não são vistos como problema em Rio Claro para a maioria das pessoas. Esses quesitos obtiveram baixos índices na resposta à pergunta citada no início do texto, variando entre 0,50% e 1%.
A sinalização das ruas também não é vista como um problema para o município. Apenas 2 pessoas (0,50%) apontaram este item.
Entre as respostas curiosas, na décima colocação, 6 pessoas responderam que o principal problema de Rio Claro é “tudo”, o que na pesquisa representa um índice de 1,50%.
Uma pessoa chegou a responder que o principal problema de Rio Claro hoje são as obras antienchentes no Inocoop e outra respondeu que o principal problema é o córrego da servidão no município. A iluminação pública também não foi vista como um grande problema para os entrevistados, pois ocupa a 16ª posição com apenas 0,50% das respostas. Na divisão por bairros e também por idade, a segurança continuou sendo o principal problema de Rio Claro na avaliação dos entrevistados. Saúde continua em 2º lugar.
Fonte: JC Rio Claro