Pelo segundo ano consecutivo, Mairiporã recebeu o Passeio Sonoro, uma trilha artístico-ecológica feita com crianças da rede municipal de ensino que é parte da programação do Projeto Caminhos Sonoros. Este ano, o passeio aconteceu na mata do Recanto São Paulo da Cruz, centro de educação ambiental da cidade.
As crianças abriram o trajeto com um aquecimento musical, atividade para aprimorar a atenção e apreensão dos sons. Músicos da Unesp espalhados em vários pontos da trilha executavam seus instrumentos em jam sessions tentando aproximar os sons aos de elementos e bichos que iam sendo identificados pelo caminho.
O Projeto Caminhos Sonoros – com organização da Fare Arte em parceria com a Prefeitura de Mairiporã, patrocinado pelo Instituto Holcim e coordenado pela pianista Anna Claudia Agazzi – também realizou, no último dia 20 de outubro, um passeio musical pela cidade.
A Charanga Musical Caminhos Sonoros – um bondinho personalizado para o projeto – percorreu os principais pontos da cidade levando dentro a Banda Tia Emília, o músico Denis Rosa (flautista) e o Grupo de Maracatu, que desciam nas paradas fazendo apresentações.
A praça da igreja Matriz, o Centro Educacional e o espaço viário Mário Covas foram alguns dos pontos por onde o bondinho passou.
Fonte: Prefeitura Mairiporã