Franca: Fusão entre hospitais pode acontecer em até um mês


A Unimed guia Franca e o Hospital Regional devem se tornar, dentro de 30 dias, um dos maiores planos de saúde do interior paulista. A fusão já foi acordada pela direção dos dois hospitais. Falta a aprovação em assembleia dos médicos associados aos dois planos.

Com a fusão, as instituições terão mais de 110 mil conveniados (40 mil do Regional e 72 mil da Unimed) e, segundo o diretor comercial da Unimed, o médico Otto Barbosa, terão condições de enfrentar as dificuldades do mercado. “A operação será mais robusta e nós faremos mais investimentos, conseguiremos obter novas tecnologias. A união vai trazer benefícios para todos.” Para o médico, a fusão se faz extremamente necessária. “Quem não tiver escala, não vai sobreviver.”

Além de operar dois hospitais, o novo plano que começa a ser formatado terá um corpo clínico com 400 médicos, mais de 200 leitos disponíveis e será um dos maiores empregadores do município, com 1,2 mil funcionários. “Não pensamos em demissões, pois inicialmente pretendemos manter as duas estruturas, já que são duas marcas fortes.”

Porém, é certo que não haverá serviços duplicados e estudos determinarão qual será o foco de cada unidade hospitalar. Segundo Barbosa, é preciso que cada hospital tenha sua aptidão para poder haver uma “sinergia”. “Com certeza haverá uma universalização dos planos, os usuários terão acesso aos dois hospitais e às suas estruturas, mas teremos depois que determinar focos. Um, por exemplo, pode ser só de alta complexidade.”


Em relação ao corpo clínico, haverá ganhos para os usuários, que terão uma gama maior de escolha, pois um hospital absorverá os profissionais do outro. Já os médicos poderão escolher se querem ou não fazer parte do plano que foi incorporado.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Barbosa calcula que, no prazo de 30 dias, a fusão passe a valer. A partir daí, será feita uma reestruturação nos dois hospitais e novos investimentos em equipamentos e tecnologia.

HISTÓRICO
Os dois grandes hospitais particulares da cidade começaram a conversar sobre a fusão das operações há cerca de um mês. A ideia é dar origem a uma nova operadora de planos de saúde, que reunirá os conveniados dos dois hospitais. Segundo Otto Barbosa, as duas diretorias estão próximas de um acordo, mas precisam aguardar a anuência dos médicos associados por meio de assembléias, que devem ser convocadas no prazo de 20 dias. Só após as assembleias, poderá ser anunciada a fusão entre os dois grupos.

O Hospital Unimed São Joaquim foi inaugurado em outubro de 1990. Já o Hospital Regional está prestes a completar 45 anos de atividades.


Fonte: Portal GCN