Mutirão promete tirar mil pacientes da fila na S. Casa de Franca


Ainda neste mês, a Santa Casa de Encontra Franca deve começar o mutirão de cirurgias eletivas que beneficiará quase mil pessoas que estão na fila de espera da rede pública de Saúde. O mutirão será financiado com a verba parlamentar de R$ 2 milhões indicada pelo deputado estadual Gilson de Souza (DEM) e com uma contrapartida do governo do Estado no mesmo valor.

Os números devem ser anunciados hoje durante uma entrevista coletiva convocada para as 10 horas no auditório da Santa Casa. Segundo o coordenador regional de Saúde do Estado, Affonso Viviani, com os recursos, será possível realizar 927 procedimentos de média e alta complexidade até março. “Vamos priorizar os mais de 550 casos em que a cirurgia eletiva é mais crucial, como, por exemplo, as operações para retirada de tumores e as cardíacas”, disse o deputado Gilson de Souza.

A previsão inicial é que as cirurgias comecem a ser realizadas ainda este mês. O mutirão deve durar cerca de 90 dias. As convocações dos pacientes serão feitas pelo DRS-8 (Departamento Regional de Saúde), que dará prioridade aos casos mais graves.

Segundo a última lista divulgada pelo Ministério Público Estadual, em Franca e região, 12,5 mil pessoas aguardam na fila para cirurgias eletivas. A Santa Casa de Franca diz que esse número não está atualizado e estima que 8 mil pessoas ainda estejam na fila.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

SOLUÇÃO
Para tentar acabar de vez com o sofrimento dos pacientes que chegam a esperar anos na fila por uma operação, o coordenador regional de Saúde disse, em reunião realizada com o deputado e o superintendente do hospital, Fernando Bueno, que o governo do Estado estuda a possibilidade de elevar o teto (número de cirurgias compradas da Santa Casa) a partir de fevereiro de 2012. Atualmente, o teto do hospital é de 220 cirurgias por mês. Antes da crise que culminou no corte do atendimento, a Santa Casa estava realizando uma média de 350 procedimentos mensais.

Segundo Affonso Viviani, no ano que vem, a coordenadoria de Saúde contará com recursos para poder fazer investimentos. “Nossa intenção é estudar a elevação do teto de eletivas da Santa Casa de Franca e dar continuidade a esse mutirão que começará com a verba do deputado Gilson de Souza.”

Como o orçamento estadual ainda não foi aprovado, Viviani não soube precisar de quanto seria o aumento. “Vamos estudar os cálculos e conversar com a direção do hospital para chegar a um acordo e resolver essa questão das eletivas em Franca.”

Fonte: Portal GNC